Janaína de Souza, a professora Jana, foi convocada para fazer show de capoeira no evento Carnival Calabar and Festivals 2017, que nesta edição tem o tema Migração, e acontece de 26 a 30 de dezembro, na cidade de Calabar, na Nigéria.
A capoeirista comemorou a lembrança e convite. “Este convite feito pelo Governo de Calabar Nigéria para fazermos show de capoeira no festival cultural com o Tema: Imigração. Estarei representando a cidade de Paranaguá para o governo nigeriano. Este é um marco para a cidade, pois a primeira capoeirista da cidade estar apresentando nossa cultura fora do País, um sonho realizado em mostrar para o mundo o que nossa capoeira proporciona e faz muita diferença na sociedade”, disse Jana, enfatizando que são mais de 21 anos de luta.
“Estamos há muitos anos lutando para o reconhecimento da nossa arte, já tenho da minha família, alunos, meu grupo candeias, amigos, pais de alunos, muitos grupos de capoeira pelo mundo e Brasil, algumas pessoas que me apoiam de alguma forma, e hoje estou realizando um sonho, de mostrar o que eu faço, de ser reconhecida mundialmente por aquilo que faço com amor mesmo sem o devido apoio do local em que moro. Capoeira é muito mais do que imaginamos, ela é multifacetada, ela socializa, disciplina, traz momentos e pessoas boas para perto de nós, nos leva a lugares que nunca imaginaríamos estar um dia. Este sonho não é somente meu e sim de todos que acreditam e me apoiam”, completa.
Em junho de 2018, Jana estará se formando contramestre de Capoeira na cidade de Goiânia. “Este é outro marco para a cidade, pois até onde eu sei não houve mulher alguma aqui com este grau de graduação”, destaca Jana, aproveitando para fazer alguns agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Deus por me proporcionar tudo de bom em minha vida, minha família, em especial, minha mãe e meu pai, algumas pessoas que me acompanham e que amo muito, pois depositam o crédito em mim, meus alunos que são minha segunda família e minha motivação, meu Grupo Candeias por sempre me dar suporte e me guiar pelo melhor caminho. E também agradecer a algumas pessoas que sempre me apoiam: a VR Advocacia, Boa Forma Suplementos na área de suplementação, Autoescola Aprovação Pastor Tomaz, Academia World Champion pelos meus treinos diários, Total Tech e esposa por acreditarem no meu projeto e Secretaria Municipal de Esporte por me ceder o local do meu projeto e onde treino. E agradeço ao Grupo Capoeira Brasil por nos colocar na mira dos empresários”, agradece Jana, que estará sendo acompanhada de uma aluna, a capoeirista Thais Dinão. “Eu estou indo apresentar com muita emoção e com grande concentração, para mostrar que não estamos para brincar e sim mostrar o que amamos e fazemos de mais bonito. Outra gratificação será a visita no Museu dos escravos, saber um pouco mais da história. Ressaltando que não vou a passeio, eu vou para apresentar e fazer bonito, e recebo um grande apoio do meu Grupo Candeias, meu mestre Xeréu e integrantes”, finaliza a atleta.