O Backwash & Hurley PRO/AM de Surf, foi concluído neste fim de semana com lotação máxima em todas as categorias disputadas na abertura do Circuito Paranaense de Surf Amador 2018 e sendo a 2° etapa para categoria profissional que teve seu inicio em maio na Ilha do Mel.
Evento alusivo ao aniversário da cidade de Matinhos atraiu atletas de diversos estados do Brasil em todas as categorias e que se viu foi um alto desempenho técnico nas baterias que agradou ao todo público que lotou as areias da Praia Brava, cenário da competição. A etapa foi uma realização da OCEAM- Organização Centralizadora dos Esportes Aquáticos de Matinhos que não mediu esforços para realizar mais este evento. Diversas autoridades estiveram prestigiando o evento entre elas o vereador Anderson Dan que vem em seu mandato realizando diversos projetos que beneficiam o fomento dos esportes. Contou também com a presença do vereador Sandro Lagarto e o secretário de Esporte e Turismo Ivo Hauer que enalteceu a realização deste evento em comemoração ao aniversário da cidade e também feliz pela vitória do surfista paranaense Peterson Crisanto nas águas sul africanas na etapa de Balito da divisão de acesso da WSL.
O maior destaque foi um dos ídolos locais de Matinhos, Jihad khodr que venceu na Categoria Profissional e emendou sua segunda vitória seguida no Circuito. O surfista registrou ótimas performances, obtendo médias e somatórios entre os mais altos da competição, e levou para casa os R$1500,00 de premiação oferecidos ao primeiro lugar da categoria máxima do evento.
Victor Valentim, da Ilha do Mel, também finalista na primeira etapa fez dobradinha paranaense com Jihad no pódio ficando com a 2° posição. Completou a bateria final dois surfistas do estado vizinho Santa Catarina, da nova geração de surfista catarinense da cidade de Itapoá e fazendo sua primeira final na categoria profissional ficando em 3° lugar Hedieferson Júnior e destaque durante todo evento e com a melhor nota do campeonato um 8,5 obtida nas fases anteriores Derek Adriano não se achou na bateria final e terminou em quarto lugar.
Hedieferson também marcou presença no final da categoria Junior, e não deu chances aos seus adversários obtendo a primeira colocação, deixando os paranaenses Lucas Boni, Yohann Ivanoski e Fabio Martins nas colocações seguintes.
Na Mirim, destaque para o atleta da Ilha do Mel, Kainan Meira que começou o circuito vencendo e não quer passar seu título de campeão paranaense para seus adversários. Já na Iniciante a promessa do surf paranaense Anuar Chiah com apenas 10 anos venceu na categoria superior a sua, pois o mesmo já havia faturado a sua categoria de origem que é a Infantil Masculino. Na categoria Infantil feminina a matinhense Gabrielly Vasque atual campeã brasileira sub 10 foi ao lugar mais alto do pódio deixando a vice campeã brasileira também de Matinhos Luara Mandelli em segundo lugar. Mais Luara também estava na final feminino open junto com Gaby, Caroline Michelly e a atual campeã paranaense Andressa Carvalho e já na areia pode comemorar o seu primeiro título nesta categoria. Jorge Porvilho venceu a máster e o desbravador do surf na Pororoca Sergio Laus a categoria Curitiba. Já na Universitária, a honra coube a Ítalo Conceição, que levou para casa mais uma vitória no Circuito Paranaense.
A próxima etapa do Circuito Paranaense de Surf está prevista para acontecer em Julho na Ilha do Mel.
Texto: Darian Ledesma- FPS
Backwash & Hurley PRO/AM 2018
1ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador 2018
2ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Profissional 2018
Datas:
30 de junho e 01 de Julho de 2018
Local:
Praia Brava de Matinhos
Categorias:
Profissional, Junior (Sub-18), Mirim (Sub-16), Iniciantes (Sub-14, Infantil (Sub-12), Feminino Open, Feminino Infantil (Sub-12), Máster, Curitiba, Universitário.
Realização:
OCEAM – Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos
Supervisão:
Federação Paranaense de Surf
Patrocínio:
Backwash, Hurley e Prefeitura Municipal de Matinhos
Co-Patrocínio:
Banana Wax Brasil, Celso Celulares, Sérgio Hach Assessoria imobiliária.
Apoio:
Pizzaria da Bisa, Caiobá Praia Hotel – Paraná, Volare Contabilidade, Pizzaria da Bisa, Panificadora Gourmet Litoral, Uvepar, Influx, Santa Monica Material de Construção, Potenzza Brasil e Rádio Mundo Livre FM
RESULTADOS:
Categoria Profissional:
1º Lugar: Jihad Kodr (Matinhos)
2º Lugar: Victor Valentim (Ilha do Mel)
3º Lugar: Hedieferson Junior (Itapoá – SC)
4º Lugar: Derek Adriano( Navegantes- SC)
Categoria Junior (Sub-18):
1º Lugar: Hedieferson Junior (Itapoá – SC)
2º Lugar: Lucas Boni (Ilha do Mel)
3º Lugar: Yohann Ivanoski (Matinhos)
4º Lugar: Fabio Martins (Matinhos)
Categoria Mirim (Sub-16):
1º Lugar: Kainan Meira (Ilha do Mel)
2º Lugar: Yohann Ivanoski (Matinhos)
3º Lugar: Lucas Catapam (Guaratuba)
4º Lugar: Lucas Cainan (Ilha do Mel)
Categoria Iniciante (Sub-14):
1º Lugar: Anuar Chiah (Matinhos)
2º Lugar: Noah Machado (Baln. Piçarras-SC)
3º Lugar: Vitor Inácio (Matinhos)
4º Lugar: Patrick Fritz (São Francisco do Sul-SC)
Categoria Infantil (Sub-12) – Masculino:
1º Lugar: Anuar Chiah (Matinhos)
2º Lugar: Lucas Camargo (Matinhos)
3º Lugar: kauã Carvalho (Matinhos)
4º Lugar: Gabriel Debatim (Pontal do Paraná)
Categoria Infantil (Sub-12) – Feminino:
1º Lugar: Gabrielly Vasque (Matinhos)
2º Lugar: Luara Mandelli (Matinhos)
3º Lugar: Maria Julia (Matinhos)
4º Lugar: Clara Chaves (Matinhos)
Categoria Feminina (Open):
1º Lugar: Luara Mandelli (Matinhos)
2º Lugar: Andressa Carvalho (Matinhos)
3º Lugar: Gabrielly Vasque (Matinhos)
4º Lugar: Caroline Michely (Guaratuba)
Categoria Máster:
1º Lugar: Jorge Porvilho (Matinhos)
2º Lugar: Marcelo Saporski (Guaratuba)
3º Lugar: Marcio da Veiga (Pontal do Paraná)
4º Lugar: Raphael Feliz (Pontal do Paraná)
Categoria Curitiba:
1º Lugar: Sergio Laus
2º Lugar: Ítalo Conceição
3º Lugar: Thiago Trevisan
4º Lugar: Guto Scavazza
Categoria Universitária:
1º Lugar: Ítalo Conceição (Curitiba)
2º Lugar: Ian Conceição (Curitiba)
3º Lugar: Carlos Nascimento (Guaratuba)
4º Lugar: Gustavo Soares (Curitiba)