Atletas beneficiados com a bolsa do programa Talento Olímpico do Paraná tiveram resultados bastante expressivos na última semana. Edevaldo Pereira da Silva, atleta TOP Internacional/Embaixador paralímpico no lançamento de dardo, participou do Campeonato Paranaense Adulto de Atletismo, na cidade de Maringá, nos dias 18 e 19 de agosto. Além da medalha de ouro, Edevaldo conquistou uma marca de 55.25mt que, há muito tempo, buscava alcançar. Se esta marca fosse em uma competição paralímpica seria o recorde brasileiro e segunda melhor marca do ranking mundial.
As gêmeas da natação paralímpica, Beatriz e Débora Borges Carneiro, voltaram da segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação com 10 medalhas conquistadas. A prova destaque foi a dos 100m peito, em que as irmãs fizeram a dobradinha com o ouro da Beatriz e a prata para Débora.
NATAÇÃO
No nado artístico, nova nomenclatura para o nado sincronizado, também foi um expressivo número de medalhas para as atletas TOP. No último Campeonato Brasileiro de Categorias, realizado em João Pessoa/PB, as meninas da equipe UTFPR, que são todas atletas do programa Talento Olímpico do Paraná, foram ouro na categoria sênior, ouro no júnior nível A, ouro novamente no juvenil nível A e prata no infantil nível A. A técnica da equipe, professora Joca, também é uma das treinadoras contempladas no programa.
VÔLEI
A paranaense Ágatha (atleta TOP 2020) e a sergipana Duda venceram, no domingo, 19, o World Tour Finals, torneio que reúne as 10 melhores duplas do Circuito Mundial do vôlei de praia. O evento aconteceu em Hamburgo, na Alemanha, e as brasileiras venceram as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0.
Com o título mundial, a dupla faz história faturando a maior premiação já paga em um torneio da modalidade organizado pela Federação Internacional do Voleibol (FIVB). A vitória das brasileiras rendeu a quantia de 150 mil dólares, cerca de R$ 585 mil.
A atleta do Talento Olímpico, Ágatha Bednarczuk, agora número um no ranking mundial, destaca a alegria e satisfação com mais esse importante título da carreira. “É difícil colocar em palavras o que estamos sentindo neste momento, esse torneio foi muito duro, com equipes fortíssimas e era como se cada partida fosse uma final. Ao final da partida me emocionei, estou muito orgulhosa do que conquistamos. Foi um encerramento perfeito da temporada, merecemos um descanso para retornarmos mais fortes”, comentou Ágatha.
O Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020 é o maior programa, em nível estadual, de incentivo ao esporte do Brasil. Em suas sete edições atendeu cerca de 7 mil atletas e técnicos com um investimento de quase R$ 30 milhões, com o patrocínio da Copel. Este ano serão mais 1.600 vagas divididas em 62 modalidades, sendo 24 delas paralímpicas.
COM/SEET