Nos dias 5 e 6 de dezembro, Maringá recebeu a última etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, evento que reuniu as oito melhores equipes do estado em cada categoria. Entre os destaques, as duplas do Projeto Ágatha Paranaguá marcaram presença e garantiram resultados históricos, consolidando a cidade como referência na formação de talentos no esporte.
Representando o projeto, Sofia Vitória Pereira Vassão e Emanuelle Martins da Silva (a Malu) competiram nas categorias Sub-15 e Sub-17, enquanto Yasmin e Bia disputaram nas categorias Sub-17 e Sub-19.
O grande destaque foi a conquista de Sofia e Malu, que encerraram a etapa em primeiro lugar no Sub-15 e em quarto lugar no Sub-17. A dupla foi coroada como campeã paranaenses de 2024 na categoria Sub-15, com Malu sendo eleita a melhor jogadora do campeonato.
“Esses pódios de 2024, da primeira até a última etapa e agora no Super Praia, foram fruto de muito foco e determinação nos treinos. Nunca imaginamos que chegaríamos ao primeiro lugar. Essa conquista ficará marcada na minha história,” celebrou Malu, que ainda fez questão de agradecer ao projeto, aos técnicos e à família.
Para Sofia, a conquista também foi resultado de esforço e superação: “Foi muito gratificante participar de todas as etapas. Enfrentamos sol, chuva, frio e calor, mas valeu a pena. Sou muito grata a Deus, ao projeto Ágatha, aos professores e à minha família, que sempre esteve comigo”, disse a atleta.
Sob o comando do técnico Sérgio Cagnon, o Projeto Ágatha Paranaguá se destacou ao longo do ano com resultados consistentes em diversas etapas. Além de Sofia e Malu, as atletas Laís e Valentine também brilharam, contribuindo para que Paranaguá liderasse o ranking estadual na categoria Sub-17, e garantissem vaga para participar do brasileiro da categoria.
“É um motivo de muito orgulho. Todo o trabalho da equipe, aliado ao empenho das atletas nos treinos, foi essencial para os resultados. Além disso, o apoio dos pais foi fundamental para a participação em todas as etapas. Paranaguá encerra o ano como referência, mostrando que a base vem forte,” destacou o técnico Sérgio.
Com conquistas e atletas de destaque, o Projeto Ágatha encerra 2024 como um exemplo de sucesso no voleibol de praia do Paraná, com isso a cidade não apenas comemora os títulos e os pódios, mas também reafirma sua posição como berço de grandes talentos do esporte, com um futuro promissor à frente.