conecte-se conosco

Esportes

Atleta do litoral é contratado para compor equipe de vôlei do Minas Tênis Clube

Atleta é natural de Guaratuba e atuava pela Nelp Paranaguá nos últimos anos

Publicado

em

Fotos: arquivo do atleta/Thais oliveira/FPV

O jovem Henrique Veiga, de 16 anos, natural de Guaratuba, é uma promessa do vôlei de quadra nacional. Ele vem se destacando nos últimos anos, pelo clube que defendia, a Nelp Paranaguá, e foi um dos destaques no campeonato estadual Paranaense de 2023. Agora, ele vai integrar o elenco do Minas Tênis Clube na Categoria Sub-19 a partir de 2024.

Além disso, o atleta também foi convocado para o laboratório de levantadores da seleção brasileira Sub-18 e sonha em disputar o Mundial da categoria.

Henrique foi um dos atletas selecionados para o laboratório de levantadores da Seleção Brasileira Sub-18. Na foto, com o atleta Willian Arjona, ex-levantador da Seleção Brasileira e medalhista Olímpico da Rio 2016

Henrique começou a jogar vôlei em 2019, no colégio onde estudava, em Guaratuba, no litoral paranaense. Ele participou de um projeto chamado Vôlei em Rede e contou com o incentivo do tio, Evandro da Silva Veiga, que viu nele um grande potencial. “Meu tio falou que eu tinha muito potencial e assim foi. Eu comecei a jogar em 2019, aqui no litoral paranaense, em Guaratuba, e eu fui me aprofundando. Daí eu fui ganhando mais experiência e acabei gostando”, conta.

Depois de jogar por Guaratuba, Henrique passou por Santa Helena, no oeste do estado, e por Paranaguá, na NELP. “Foi muito bom participar da NELP, porque a gente ergueu o time. A NELP não tinha um time masculino forte, não era reconhecido. O feminino era mais reconhecido que o masculino e a gente fez esse trabalho. É sensação de trabalho feito, porque a gente conquistou muitos títulos, a gente fez atletas. É muito bom isso, foi muito gratificante ter participado dessa equipe”, diz.

Agora, Henrique encara um novo desafio no Minas Tênis Clube, um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Ele sabe que a responsabilidade é grande, mas está confiante em seu potencial. “Como vou estar em um time de destaque, pois o Minas Tênis Clube é um clube conhecido pelo Brasil inteiro, é uma responsabilidade bem maior estar representando o time. É dedicação total, sempre fui dedicado, mas agora dobra a dedicação que eu sempre tive e tenho que fazer outro trabalho bem feito”, afirma.

Henrique também tem motivos para comemorar na Seleção Brasileira Sub-18. Ele foi um dos atletas selecionados para o laboratório de levantadores e espera ser confirmado na lista final para o Mundial. “Eu fiquei muito emocionado quando eu tive esse convite, porque são poucas atletas que são convocadas para a seleção e eu fui, eu tive entre eles, fui, dei o meu melhor e agora vai sair a convocação real mesmo para quem vai para o Mundial e eu espero que eu seja convocada, mas esse convite foi a melhor notícia que eu tive até agora”, revela.

Atleta com o ex-técnico, tio e incentivador Evandro Veiga

O atleta aproveita para realizar alguns agradecimentos. “Eu quero expressar minha gratidão ao meu ex-técnico, que é meu tio, por tudo que ele fez por mim. Eu quero agradecer a NELP pela acolhida que eles me deram e sou muito grato por tudo que eles me proporcionaram”, agradece Henrique Veiga

Ele conta que a paixão pelo vôlei começou cedo. “Minha paixão pelo vôlei surgiu quando eu assisti meu tio jogar pela primeira vez, ele foi minha inspiração. Desde criança ele sempre me incentivou, ele sempre me mostrou o vôlei, mas quando eu vi ele jogar daquele jeito eu disse eu vou seguir isso para a vida, eu quero isso para minha vida e comecei a treinar, comecei a me esforçar e hoje eu vivo disso. Não é só um passatempo, é o meu trabalho e é o que eu amo”, externa o atleta que tem alguns objetivos no esporte. “Meus objetivos são representar o Brasil, representar meu Paraná e conquistar muitos títulos. Eu espero estar entre os melhores levantadores do Brasil, ou quem sabe, do mundo. É o meu sonho, é o que eu quero”, enfatiza o atleta.

Talento da Nelp Paranaguá

A presidente da Nelp, Geórgia da Cunha Ben, destaca que também é gratificante para a entidade contribuir na formação e revelação de novos talentos.  “A Nelp tem se tornado um projeto de formação de atletas e revelação de grandes talentos. É gratificante quando podemos abrir portas e mudar a vida de jovens através do esporte. Só para ilustrar, na temporada de 2023, revelamos o Henrique Veiga que participou do laboratório da seleção brasileira e conseguiu um contrato com o Minas Tênis Clube, tivemos ainda mais dois atletas aprovados na Suzano de São Paulo, um foi contratado pelo Balneário Camboriú. Com o apoio incondicional da Prefeitura municipal de Paranaguá, do secretário de Esportes Helton Ambrósio, o projeto se fortaleceu ainda mais e segue mudando a vida de muitos jovens. Entendemos diante disso que a Nelp vem cumprindo muito bem seu papel social”, enfatiza Geórgia desejando sucesso ao atleta nesta sua nova jornada. 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress