Na manhã de segunda-feira, 27, foi realizada, na Prefeitura de Paranaguá, a assinatura do primeiro chamamento dos projetos esportivos através da Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo, 14 associações do município foram beneficiadas com um valor total de mais de R$ 2 milhões. As entidades realizam atividades com crianças e adolescentes de diferentes regiões com a prática de várias modalidades.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, falou sobre a utilização do esporte como ferramenta de transformação social. “A grande intenção dos nossos projetos é tirar os jovens do tempo ocioso e formar o caráter. Assim, nós estamos fazendo ao longo de toda a nossa gestão. Cada ano que passa aumentamos o repasse aos nossos projetos e nesse ano não é diferente. Entregamos para 14 associações mais de 2 milhões de reais para esses projetos que fazem um trabalho importante em várias modalidades e categorias que também estão usando os equipamentos que tiramos do papel como o Meu Campinho, a Arena que foi reformada, o Ginásio Joaquim Tramujas, o Hélio Alves no Jardim Esperança”, citou Marcelo.
Segundo ele, o apoio dado às associações faz parte do objetivo da gestão de descentralizar o esporte. “É a função das associações que trabalham por amor, sabemos do trabalho de todos e tem dado muito certo. Já entregamos vários troféus e medalhas, o que mostra que estamos no caminho certo e fazendo com que Paranaguá seja lembrada também pelo esporte”, disse Marcelo.
Ele ainda destacou que o município receberá neste ano alguns eventos esportivos como o Mundial de Futsal Sub-21 em maio e o Mundial de Futsal Feminino em julho.
Formação de atletas e de cidadãos
O secretário municipal de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, as associações beneficiadas ajudam a desenvolver o esporte com crianças e jovens na cidade. “Tanto nos bairros como no alto rendimento e na área social. Os resultados dos projetos são muito positivos, nos ajudam no programa de descentralização do esporte e conseguimos atender mais locais. A gente fica bem feliz porque a resposta e o retorno recebemos dos pais e das próprias criança”, frisou Helton.
Para o secretário, os projetos contribuem com a formação de atletas e de cidadãos. “Tem projetos que trabalham com crianças carentes, que necessitam do poder público através do esporte, que também tem levado cidadania para elas. Sem falar do alto rendimento que são os atletas que representam a nossa cidade em jogos oficiais. Ficamos bem felizes de ser bem representados por essas associações”, ressaltou Helton.
Um novo chamamento para associações esportivas no município será realizado neste ano, com novo repasse de quase R$ 1 milhão.
Associações
As associações contempladas neste primeiro chamamento foram: Associação de Handebol de Paranaguá, Associação Monte Sião (dois projetos: Futsal e ginástica e Evento Esportivo Nacional), Associação Cultural Candeias de Capoeira de Paranaguá, Liga Litoral de Tênis de Mesa, Associação Agatha de Vôlei de Praia, Associação de Pais e Amigos do Futsal, Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos da Gaviões, Associação Esportiva e Recreativa Seleto, Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá (ADCP), Associação Desportiva Cultural e Artística de Capoeira do PR, Associação Paralímpica de Paranaguá, Associação Vale do Tigre de Karatê Goju-Ryu, Associação de Voleibol Paralímpica do Litoral e Centro de Assistência Social Esperança.