A Associação Tradicional Hwaiteu Taigeo, de hapkido, promoveu a realização de dois seminários em Paranaguá em novembro. A média de 140 atletas de Paranaguá participaram dos eventos realizados no Estádio Fernando Charbub Farah.
O presidente da Associação, Rodrigo Leite, lembra que não há eventos de competição nesta modalidade, mas seminários para troca de experiências, avaliação dos alunos e transmissão de mais informações para os atletas.
No seminário realizado nos dias 12 e 13 de novembro, o professor Alexandre Coelho esteve em Paranaguá para durante o 3.º Seminário de Haedong Kumdo. Trata-se de uma arte que trabalha com o manejo da espada. Este seminário foi auxiliado pelo instrutor Rogério Leite. E neste último fim de semana, nos dias 26 e 27 de novembro, o Mestre Marcelo Ruhland participou do seminário de Hapkido Kuk Sool Kwan.
A Associação de Hapkido Hwaiteu Taigeo é uma das 21 associações que tiveram seus projetos aprovados para receberem recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, via Fundação Municipal de Esporte (Fundesportes).
Os eventos foram destinados aos alunos da Associação de Artes Coreanas Hwaiteu Taigeo, associação que promove a disseminação de artes marciais tradicionais coreanas como o hapkido, taekwondo e haedong kumdo. A Associação oferece, de maneira gratuita, seminários de aperfeiçoamento técnico aos alunos do Projeto Hapkido para Todos. "O objetivo da Associação é o trabalho social realizado para a população de Paranaguá", destacou Rogério Leite.
O projeto ganhou força nos últimos anos com apoio do prefeito Edison Kersten e do presidente da Fundesportes, Darlan Janes Macedo Silva.