conecte-se conosco

Esportes

Associação Amigos do Esporte: um trabalho social que vai além das 4 linhas

Objetivo da Associação segue na sua essência que vai além de formar atletas, é formar cidadãos

Publicado

em

Fotos: divulgação

A Associação Amigos do Esporte é um exemplo de como o esporte pode transformar a vida de crianças e jovens em Paranaguá, desenvolvendo um trabalho social que vai além das quatro linhas.

O projeto que começou nas instalações do Centro de Esportes Olímpio Possas e que oferecia escolinha de futebol e natação para alunos de baixa renda, tem mais de 15 anos. Mas o objetivo segue na sua essência que vai além de formar atletas, é formar cidadãos.

Com o passar dos anos, a escolinha foi ganhando notoriedade e atendendo ao chamamento público da Prefeitura de Paranaguá e vem sendo contemplada com a Lei de Incentivo ao Esporte, onde o município repassa a verba necessária e a Associação oferece gratuitamente aulas de futebol para crianças de Paranaguá.

O responsável técnico da Associação é o professor Carlos Mendes, o popular Carlinhos Xerife, que tem uma vasta experiência na área de educação física e no futebol. Ele ensina os fundamentos do esporte, mas também cobra disciplina, respeito e dedicação dos alunos.

Para participar das aulas, os alunos precisam estar matriculados na escola e apresentar boas notas e comportamento.

O professor Carlinhos mantém contato com os professores das escolas para acompanhar o desempenho dos alunos. “Eu converso com as crianças e os responsáveis se eu percebo que algo não está bem, e procuro ajudar a mudar a situação”, disse o professor.

A metodologia aplicada na associação visa desenvolver as habilidades técnicas e táticas dos alunos, mas também estimular valores como cooperação, solidariedade e fair play.

O professor Carlinhos conta que já teve vários alunos que se destacaram no futebol e conseguiram seguir carreira profissional. Um deles é Anderson Leal, que jogou pelo Rio Branco no Campeonato Paranaense de 2023. Ele começou na escolinha Amigos do Esporte e sempre mostrou talento e determinação e com muito esforço e dedicação conseguiu chegar no futebol profissional.

A associação não para, mesmo em período de recesso dos projetos os treinos continuam acontecendo no meu campinho do Nilson Neves, e para matricular o atleta é necessário que o responsável acompanhe a criança até o local do treino e faça a matrícula com o professor.

Vale enfatizar que a escolinha é totalmente gratuita, porém o professor cobra assiduidade, e bom desempenho escolar e principalmente, bom desempenho dentro de casa. Qualquer informação sobre os dias e horários de treinos pode ser obtida pelo WhatsApp (41) 99954-6443 direto com o professor Carlinhos Xerife.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress