A 1.ª Copa Paranaguá de futsal para surdos atraiu muita gente para o Ginásio Albertina Salmon no sábado, 27. O título ficou com o time de surdo de Curitiba, OSP, que derrotou na final a também equipe curitibana STR pelo placar de 5 a 1. Já a equipe da casa, a AMS/ASP, foi a quinta colocada. A experiência de promover um evento com equipes de outras cidades motivou o grupo de surdos de Paranaguá a irem em busca da criação de uma associação esportiva específica, como forma de não interromper o projeto de inclusão social de pessoas com problemas auditivos.
O técnico do time parnanguara, Anderson Martins, fez questão de ressaltar o espírito de inclusão que a competição oportunizou aos surdos da cidade. Em razão disso, ele afirma que seguirá buscando a melhoria do time, bem como a criação de uma associação que ajude os surdos a terem, no esporte, uma situação de qualidade de vida. “Estamos contando com o apoio do professor Dilson Kleinhans, o qual está contribuindo com as orientações para que consigamos ter a nossa própria associação e, assim, podemos requisitar o apoio do município para o custeio das nossas competições pelo Brasil”, explicou Martins.
Torneio estadual envolvendo surdos foi uma vitória para a cidade
Sobre a competição, o idealizador da proposta da realização de um torneio nacional envolvendo os surdos em Paranaguá resumiu o evento como se tratando de uma grande conquista para a comunidade surda do município. Ao todo, vieram para a cidade sete equipes, sendo uma de Maringá, cinco de Curitiba, além da representante parnanguara. Estava prevista a vinda do time do Rio de Janeiro, mas a delegação cancelou a presença na competição.
No próximo fim de semana, 3 de setembro, o time de surdos de Paranaguá viaja para Criciúma, em Santa Catarina, onde participará de mais uma competição nacional. Em novembro, no dia 8, a viagem com a equipe de futsal acontecerá para a cidade de Venâncio Soares, no Rio Grande do Sul.