Esportes

AMS+: Projeto transforma a vida de idosos em Paranaguá com saúde, movimento e inclusão

As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã na Arena Albertina Salmon

02

Atualmente o projeto atende mais de 100 idosos em Paranaguá. Foto: Divulgação

O projeto AMS+ (Atividade e Movimento com Saúde) completa quatro anos neste mês de agosto de 2025, consolidando-se como uma referência em atividade física adaptada para pessoas com 60 anos ou mais. Com aulas dinâmicas, acolhedoras e totalmente gratuitas, o projeto oferece muito mais do que exercícios: promove saúde, autonomia, socialização e autoestima. 

As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras pela manhã na Arena Albertina Salmon, com três turmas organizadas para garantir um melhor acompanhamento de cada participante. Atualmente o projeto atende mais de 100 idosos em Paranaguá.

Uma ideia que virou realidade

A iniciativa surgiu da sensibilidade e visão da professora Vânia Kleinhans, atual coordenadora do projeto, onde ao perceber a ausência de ações voltadas ao envelhecimento ativo em Paranaguá, ela decidiu trilhar um novo caminho profissional. Formou-se em Educação Física com foco na terceira idade e, a partir de muito estudo e dedicação, deu vida ao AMS+.

vania
“Mais do que competir, os jogos são uma oportunidade de convívio, motivação e fortalecimento da autonomia dos participantes”, afirma a professora Vânia Kleinhans.

Hoje, o projeto é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Sespor) da Prefeitura de Paranaguá e da Associação Monte Sião, que fornece gratuitamente a equipe de professores e coordenação. 

“A aceitação do público tem sido expressiva. A cada semana, novos idosos procuram o projeto, que já conta com uma fila de espera para ingresso. Esse interesse crescente é reflexo direto do impacto positivo que o AMS+ tem gerado na vida dos participantes”, disse a professora Vânia. 

Um passo inédito: rumo aos JIIDOS

Em 2025, o projeto deu mais um passo ousado. Pela primeira vez na história, Paranaguá esteve na cidade de Piraquara participando da etapa dos JIIMIS – Jogos de Integração dos Idosos da Região Metropolitana de Curitiba. A equipe representou Paranaguá na modalidade de handebol adaptado, reforçando o compromisso do programa com o envelhecimento saudável, ativo e integrado. 

amscapa
A equipe que representou Paranaguá na modalidade de handebol adaptado. Foto: Divulgação.

“Mais do que competir, os jogos são uma oportunidade de convívio, motivação e fortalecimento da autonomia dos participantes. O esporte nessa fase da vida traz benefícios que vão além do físico, mexe com a autoestima, a rotina, e proporciona um novo olhar sobre o envelhecimento”, disse Vânia, demonstrando que, com quatro anos de trajetória, o AMS+ fortalece o envelhecimento com saúde, dignidade e alegria, algo essencial em tempos de populações cada vez mais longevas.


AMS+: Projeto transforma a vida de idosos em Paranaguá com saúde, movimento e inclusãoAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

AMS+: Projeto transforma a vida de idosos em Paranaguá com saúde, movimento e inclusão

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar