Não poderia ter lugar mais apropriado para a realização do Billabong / 30 Pés Live – Simply de Surf. Após 2 anos de "seca", o principal cenário do Surf paranaense voltou a receber uma etapa do Circuito Paranaense. Desde o ano passado, foram 6 eventos realizados em Matinhos, mas devido às condições inconstantes de onda, acabaram acontecendo na Praia Brava, mas desta vez não teria como ficar de fora.
Altas ondas quebraram no Pico de Matinhos para delírio de todos os competidores, que mostraram altíssimo nível de manobras. O grande destaque foi o experiente Alessandro Puga, que venceu a categoria PRO/AM e levou para casa o prêmio de R$1500 oferecido ao campeão. Puga travou uma batalha incrível contra o catarinense Renan Batalha, o local Péricles Dimitri e Amani Valentim, surfista da Ilha do Mel, radicado em Florianópolis.
Logo nos instantes iniciais da bateria decisiva, Amani, Pepe e Puga deram de encontro com a série e foram espancando as ondas até o inside. Vantagem para Amani Valentim, que alcançou um 8,25 e se colocou na liderança da bateria. Todos ainda tinham chances, mas uma segunda nota seria determinante para virar o jogo.
O mar acabou dando uma acalmada e apenas no finzinho vieram as ondas para cada um. Pepe tentou deixar o título em casa, mas não deu, e parecia que Amani iria levar o evento, até que Puga encontrou uma onda salvadora, a 30 segundos do fim da bateria, e conseguiu elevar seu somatório para o primeiro lugar. Uma vitória histórica do experiente surfista.
Se não deu para Pepe na Pro, outro local deu as cartas na categoria Junior: Yasser Chiah quebrou em uma das baterias mais disputadas do evento. Na Mirim, outro atleta da Ilha do Mel foi o destaque, Lucas Boni. Já na Iniciante, Kainan Meira confirmou a boa fase com mais uma vitória.
As disputas também foram equilibradíssimas nas categorias adultas. Marcelo Saporski confirmou mais uma conquista na Máster e a catarinense Melina Gomes venceu na feminina. Na Universitário uma surpresa: Ian Conceição bateu o atual campeão da categoria na final: seu irmão Italo Conceição. Para dar o troco, Italo foi o campeão na categoria Curitiba, deixando o irmão mais novo na terceira posição.
Ainda teve tempo de mais dois locais do Pico de Matinhos mostrarem serviço no Billabong / 30 Pés – Live Simply de Surf: a pequena Clara Chaves venceu a categoria feminina Sub-10, enquanto o monstrinho Anuar Chiah mostrou novamente que tem tudo para ser um dos "donos" do Pico no futuro. O surfista mais novo da família de Jihad Khodr deixou todos boquiabertos com as manobras de backside nas direitas do Pico de Matinhos e embolsou a Sub-10 masculina.
O Campeonato 30 Pés – Live Simply de Surf teve o patrocínio da Billabong, copatrocínio da Prefeitura de Matinhos. A organização foi da OCEAM, com a supervisão da Federação Paranaense de Surf.
Informações: FPS
Categoria Profissional:
1.º Lugar: Alessandro Puga (Paranaguá)
2.º Lugar: Amani Valentim (Ilha do Mel)
3.º Lugar: Péricles Dimitri (Matinhos)
4.º Lugar: Alcides Lopes (São Francisco do Sul – SC)
Categoria Junior:
1.º Lugar: Yasser Chiah (Matinhos)
2.º Lugar: Kainan Meira (Pontal do Paraná)
3.º Lugar: Alexsandro Alves (Pontal do Paraná)
4.º Lugar: Lucas Boni (Ilha do Mel)
Categoria Mirim:
1.º Lugar: Lucas Boni (Ilha do Mel)
2.º Lugar: Gabriel Martins (Matinhos)
3.º Lugar: Kainan Meira (Pontal do Paraná)
4.º Lugar: Bino Alves (Pontal do Paraná)
Categoria Iniciantes:
1.º Lugar: Kainan Meira (Pontal do Paraná)
2.º Lugar: YohannIvanoski (Matinhos)
3.º Lugar: AnuarChiah (Matinhos)
4.º Lugar: TakeshiOyama (Balneário Camboriú – SC)
Categoria Petiz:
1.º Lugar: AnuarChiah (Matinhos)
2.º Lugar: TakeshiOyama (Balneário Camboriú – SC)
3.º Lugar: Maria Julia (Matinhos)
4.º Lugar: Raoni Rocha (São Francisco do Sul – SC)
Categoria Petiz Feminina:
1.º Lugar: Clara Chaves (Matinhos)
2.º Lugar: Maria Julia (Matinhos)
3.º Lugar: Giovana Rodrigues (Matinhos)
4.º Lugar: StephanyKruzynski (Matinhos)
Categoria Feminina:
1.º Lugar: Melina Gomes (Florianópolis – SC)
2.º Lugar: Caroline Michely (Guaratuba)
3.º Lugar: Gabriela Chiocca (Curitiba)
4.º Lugar: Sibele Muniz (Pontal do Paraná)
Categoria Master:
1.º Lugar: Marcelo Saporski (Guaratuba)
2.º Lugar: Renato Trogue (Matinhos)
3.º Lugar: Sandro Rohder (Joinville – SC)
4.º Lugar: Marcio da Veiga (Pontal do Paraná)
Categoria Universitário:
1.º Lugar: Ian Conceição (Curitiba)
2.º Lugar: Italo Conceição (Curitiba)
3.º Lugar: Elton Jonaites (Pontal do Paraná)
4.º Lugar: Ricardo Soares (Pontal do Paraná)
Categoria Curitiba:
1.º Lugar: Italo Conceição
2.º Lugar: Victor da Luz
3.º Lugar: Ian Conceição
4.º Lugar: Paulo Godinho
Crédito Fotos: Vinicius Araujo/ Mágica Surf