O secretário municipal de Saúde e Prevenção de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira, concedeu entrevista exclusiva à Folha do Litoral News nesta semana. Momento em que apontou os avanços que vêm sendo conquistados pela administração atual. Ele destacou o esforço, inclusive do próprio prefeito Marcelo Roque, para contratação de profissionais como médicos, situação crônica enfrentada pela maioria dos municípios brasileiros. Como resultado positivo, salientou que melhorou o atendimento na UPA, com diminuição no tempo de atendimento dos pacientes.
O Plano Municipal de Saúde foi outro tema destacado pelo secretário, que comentou sobre os trabalhos de manutenção realizados recentemente nos postos de saúde, bem como o atendimento odontológico e farmacêutico, além das tratativas para implantar uma unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá. Falou ainda das campanhas de vacinação e agradeceu aos parceiros que têm ajudado o trabalho de melhoria do setor.
Paulo Henrique de Oliveira comentou ainda conquistas como a implantação do horário estendido em quatro unidades básicas do município, para melhor atender a população. O secretário municipal de Saúde e Prevenção é cientista político, administrador de empresas, bacharelando em Direito, empresário e presidente estadual da juventude do Podemos no Paraná. Confira a entrevista exclusiva:
Folha do Litoral News: Desde que assumiu a pasta, o senhor tem procurado sanar problemas crônicos na área de Saúde. Um deles é a contratação de profissionais. Os objetivos estão sendo alcançados?
Oliveira: Estamos alcançando os objetivos, sim. Desde o ano passado trabalhamos, por determinação do prefeito Marcelo Roque, para suprir a necessidade de pessoal que sofria a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção. Primeiramente atuamos para suprir a necessidade de médicos para atender no Pronto Atendimento (UPA). Conseguimos melhorar muito o atendimento na UPA e assim diminuir o tempo de espera por atendimento. Fizemos quatro testes seletivos e conseguimos contratar profissionais para suprir a demanda, mas ela é dinâmica e ainda hoje buscamos sempre fechar as escalas para bem atender nossa população. Também havia necessidade de profissionais para o setor administrativo, para a limpeza, além dos que atuam no Estratégia Saúde da Família (ESF). Fizemos um outro teste seletivo e conseguimos, com isso, aumentar a abrangência do programa de 12% para 83% da população. Passamos a ter 33 equipes completas de ESF e, com isso, melhora bastante nossa atenção primária, que é o que compete ao município. Continuamos trabalhando para contratar, por meio de concurso público, médicos e outros profissionais de saúde. Esperamos que ainda neste ano consigamos fazer mais contratações, mas vale sempre salientar os avanços que conquistamos, como a otimização do atendimento na UPA e a implantação do horário estendido (das 17h às 23h) em quadro unidades básicas (Vila Garcia, Alexandra, Ilha dos Valadares e Serraria do Rocha), o que representa um avanço no atendimento de urgência e emergência.
Folha do Litoral News: O Plano Municipal de Saúde de Paranaguá estabelece as diretrizes, os objetivos e o conjunto de ações e metas a serem alcançadas no setor para os próximos quatro anos. Qual avaliação faz deste plano e quais benefícios ele traz à população?
Oliveira: O planejamento é um passo importante para o administrador público realizar ações que beneficiam nossa população. É o nosso norte. Conseguimos definir estratégias para que nos próximos quatro anos nossa população tenha saúde com qualidade. Quando assumimos, no ano passado, tínhamos somente nove equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) e já conseguimos completar um total de 33, número máximo permitido pelo Ministério da Saúde. Nunca tínhamos atingido esse número de equipes, o que representa uma grande conquista. Trata-se também de um avanço, pois passamos a atender 83% da população. Também temos planejamento para melhorar não só a atenção básica, mas para oferecer atendimento de média e alta complexidade, com consultas médicas e exames, melhorias na prestação de serviço na área de odontologia, dentre outros avanços que pretendemos conquistar. Com o Plano Municipal a administração do prefeito Marcelo Roque demonstra seu compromisso com o fortalecimento do atendimento público universal na saúde, com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população.
Folha do Litoral News: As unidades de saúde do município estão passando por manutenção. Como está o cronograma dessas benfeitorias?
Oliveira: Nesta semana, o prefeito Marcelo Roque vistoriou a manutenção de três unidades básicas, na Vila do Povo, Jardim Araçá e Vila Guarani. Foram feitas melhorias como pintura, troca de esquadrias, portas, pisos, vidros, reparos no telhado, dentre outras benfeitorias. São 12 unidades básicas passando por manutenção, que não era feita pela prefeitura há cerca de seis anos. Ainda estamos finalizando a manutenção completa da unidade Baduca, que abrigará a UPA, cujo prédio passará por reforma em breve. Isso está sendo possível graças a uma licitação que conseguimos concluir nesta gestão para contratar empresa para fazer manutenção nos prédios municipais. É um grande avanço para nossa Saúde, porque a situação destes prédios era lastimável. Agora, essa realidade está mudando. Ainda temos em andamento a reforma do CME, que vai abrigar a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner e também a parte administrativa da Secretaria de Saúde.
Folha do Litoral News: O município também oferta atendimento odontológico. Como eles são realizados?
Oliveira: Atualmente conseguimos oferecer atendimento odontológico em boa parte de nossas 19 unidades básicas de saúde. Nesta gestão, conseguimos retomar o atendimento de dentista que era oferecido em Alexandra. Também temos uma unidade específica no bairro Padre Jackson, que atende aos pacientes que precisam de prótese. Está em andamento licitação para compra de cadeiras de dentistas para assim podermos oferecer atendimento odontológico em todas as unidades básicas de saúde. Fazemos ainda o trabalho preventivo, entregando kits de saúde bucal em todas as escolas de nossa cidade, atendendo a uma lei criada pelo então vereador e atual vice-prefeito, Arnaldo Maranhão. Estamos trabalhando bastante para que nossa população tenha saúde bucal e volte a sorrir.
Folha do Litoral News: Como está funcionando a entrega de medicamentos no município? Quais remédios são ofertados à população gratuitamente?
Oliveira: Tivemos melhorias no abastecimento de medicamentos à nossa população na administração atual. Conseguimos mudar a farmácia municipal, que funcionava na sede da Secretaria de Saúde, na Gabriel de Lara, para o prédio onde era a Farmácia Popular, fechada pelo Governo Federal. É uma localização muito melhor, mais centralizada, e o atendimento está sendo feito até às 20h. Conseguimos retomar farmácias que tiveram que ser fechadas no início da gestão porque a Prefeitura de Paranaguá foi multada pelo Conselho Federal de Farmácia na administração anterior porque não havia farmacêutico presente para dispensar medicamentos. Vamos contratar mais farmacêuticos para que haja farmácia em todas as unidades. Oferecemos gratuitamente em nossas farmácias a cesta de medicamentos estabelecida pelo Ministério da Saúde. Temos os antibióticos, antitérmicos, uma gama de outros medicamentos, incluindo os que são de uso contínuo, para hipertensão, diabetes e outras patologias. Em Paranaguá também há uma atenção especial com leites especiais, para atender crianças e também pacientes acamados, que necessitam de dieta especial, além de distribuirmos fraldas geriátricas.
Folha do Litoral News: Na segunda-feira, 23, o senhor participou, juntamente com o prefeito Marcelo Roque, de reunião com o novo secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Nardi, para tratar do projeto de implantação da unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner. Em que fase está a implantação?
Oliveira: As tratativas para implantar a unidade avançada do Erasto Gaertner estão adiantadas. Está sendo discutido o convênio para que o Governo do Estado mantenha o custeio da unidade e caberá à Prefeitura de Paranaguá oferecer o espaço para o funcionamento e também a aquisição do mobiliário, com investimento de R$ 2 milhões. Estamos discutindo o projeto arquitetônico para que a unidade possa entrar em funcionamento. Ela funcionará em parte do prédio do antigo Centro Municipal de Especialidades (CME), que também abrigará a parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Está havendo reforma no local e a previsão de entrega é para o aniversário da cidade, em 29 de julho. O Centro de Referência de Saúde da Mulher passará a funcionar no Hospital João Paulo II e também será utilizado para estrutura da unidade avançada do Erasto Gaertner e por isso será necessário fazermos licitação para promover as adequações necessárias. Por este motivo a unidade avançada deve entrar em funcionamento um pouco mais tarde, antes do final do ano, se tudo der certo. Será uma unidade bem maior que a de Irati, com um total de 600 metros quadrados, que terá também duas salas para cirurgia. Com isso, as pessoas que passam por tratamento contra o câncer terão mais qualidade de vida. Poderão fazer pequenas cirurgias em nossa cidade, receberão quimioterapia e fazer outros procedimentos que hoje só são oferecidos em Curitiba. É um ganho enorme para esses pacientes e seus familiares.
Folha do Litoral News: Qual mensagem o senhor deixa à população parnanguara e em especial a que utiliza os serviços de saúde municipal?
Oliveira: Na verdade, quero aproveitar esse momento para agradecer. Primeiramente ao prefeito Marcelo Roque, que confiou em minha capacidade administrativa para conduzir essa pasta. Mesmo enfrentando muitas dificuldades estamos sendo vencedores até agora. Sabemos que muito temos a fazer, mas com o apoio de nossa população conseguimos avançar. Agradeço também ao senador Álvaro Dias, que tem conseguido nos ajudar bastante com obtenção de recursos em Brasília e assim promovermos o avanço em nossa cidade. Agradeço também ao deputado estadual Nelson Justus, que também tem nos ajudado com as demandas da saúde de Paranaguá junto ao Governo do Estado. Deixo aqui também um registro especial à equipe da secretaria, funcionários abnegados que se empenham para oferecer uma Saúde com qualidade para nossa população.