Entrevista

Presidente do Rotary Club de Paranaguá destaca renovação e trabalho social como metas da sua gestão

Valmor Passini celebra união dos rotarianos em prol da comunidade, "sozinhos não fazemos nada, temos que ter ajuda, compreensão e aprovação dos companheiros para avanços conjuntos"

Valmor Passini assumiu a presidência pela segunda vez no dia 6 de julho

No dia 6 de julho, tomou posse como presidente do Rotary Club de Paranaguá o comerciante Valmor Passini. Esta é a segunda vez que Passini assume a gestão do clube, porém, na sua presidência ele precisou se afastar por motivos de saúde no biênio 2006/2007, porém agora, em 2019, ele assume o Rotary Club de Paranaguá com ânimo renovado e com a missão de fortalecer os compromissos rotarianos do clube de serviços cujo objetivo é unir voluntários para prestação de serviços humanitários em prol de avanços na sociedade parnanguara e valores como a ética e a paz.

Atualmente, existem mais de 34 mil clubes de Rotary em todo o mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros que são chamados de rotarianos. Valmor Passini, que é rotariano desde 2004, presidirá o Rotary Club de Paranaguá que conta atualmente com 15 membros, sendo que uma de suas missões é a renovação, com atração de mais voluntários e jovens, bem como aprovação no último dia 10 de julho da inclusão de mulheres em seu quadro de associados, algo que deverá ser feito em setembro com a vinda de três novas rotarianas. Confira a entrevista:

Folha do Litoral News: Como é para você assumir a presidência do Rotary Club de Paranaguá e qual a sua história com o clube?

Valmor Passini: É a segunda vez que eu assumo a presidência. A primeira foi curta, pois na metade do ano sofri uma cirurgia, tive que fazer três pontes safenas, e não pude completar a gestão. Neste ano quero iniciar e terminar a minha gestão tranquilamente. Com saúde vamos até o final e com a confiança e ajuda dos rotarianos, pois sozinho não fazemos nada, temos que ter ajuda, compreensão e aprovação dos companheiros para avanços conjuntos.

Folha do Litoral News: Qual a importância do trabalho do Rotary Club na sociedade?   

Valmor Passini: A definição do Rotary é muito longa, vou dar uma sintetizada, destacando que o clube é uma rede de líderes profissionais, amigos, vizinhos, que se reúnem e trabalham em prol da humanidade no mundo inteiro. Aqui em Paranaguá fizemos muitos projetos, entre elas nas ilhas, onde fazemos mutirões com profissionais de várias áreas, entre elas a saúde, e vamos lá e colaboramos com o povo que mora lá com educação, bem como levando médicos, dentistas, entre outros colaboradores. É algo muito positivo e agradável.

Folha do Litoral News: A renovação e a inclusão de novos membros no clube, entre eles mulheres, são diretrizes da sua gestão?

Valmor Passini: Uma das metas é agregar e conseguir trazer mais companheiros, pois precisamos de mais gente, principalmente mais jovens. Inclusive, depois de 80 anos, conseguimos aprovar por unanimidade a entrada de mulheres no clube, algo que há tempos era muito difícil, pela resistência de alguns rotarianos, mas agora todo mundo concordou, felizmente. Sabemos que a mulher é uma líder na sociedade, o homem sem a mulher não é nada em lugar nenhum, as mulheres têm mais garra, o homem é mais passivo, enquanto a mulher vai a fundo, algo muito importante para nós. O Rotary Club de Paranaguá completou 80 anos em fevereiro e o clube conta com 15 membros, mas já fomos em 32, enfim, muitas coisas afetaram na diminuição das pessoas que gostam de trabalhar em prol da comunidade, entre elas a crise, tempo, visto que hoje em dia tudo é corrido, enfim, tudo é muito difícil, mas com esta mudança a intenção é agregar mais pessoas, trazendo membros mais jovens. Irão entrar três mulheres no Rotary Club de Paranaguá, algo que deverá ocorrer ou na visita do governador em setembro, mas está sujeito a ser antes, pois precisamos incluir gente nova.

Folha do Litoral News: Qual a importância de parcerias para que o trabalho do Rotary seja ainda mais amplo em Paranaguá?

Valmor Passini: Entre as metas que possuímos é realizar muitas reuniões com entidades e outros distritos e municípios do Rotary Club, unir forças. Temos vários projetos, mas isso depende de empresas colaborarem conosco, pois trabalhamos sem remuneração nenhuma, de forma voluntária, e projeto custa dinheiro. Graças a Deus conseguimos fazer boa parte desses projetos, algo que seguirá ocorrendo neste ano.

Folha do Litoral News: Para os cidadãos que querem conhecer o trabalho do Rotary, bem como unir esforços em prol dos projetos sociais, como eles podem entrar em contato?

Valmor Passini: Nos reunimos todas as quartas-feiras na Casa da Amizade a partir das 20h e quem quiser conhecer o nosso trabalho peço para que nos visite, estamos de portas abertas e, inclusive, se alguém se interessar, aceitamos associados que queiram nos ajudar e tenham compromisso com nossos valores.

2(211)O presidente e membros do Rotary Club de Paranaguá na posse do dia 6 de julho (Foto: Divulgação)

 

 

Você também poderá gostar

Presidente do Rotary Club de Paranaguá destaca renovação e trabalho social como metas da sua gestão

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.