Entrevista

Presidente do Rotaract destaca ações desenvolvidas em Paranaguá

Aysla Thomé tem 21 anos e acumula várias experiências no campo social

qtg5kp3 1584438156

Aysla aponta que um dos desafios é receber apoio das instituições públicas para os projetos

Aysla Luiza Thomé Viana completa 21 anos no domingo, 9 de dezembro. É uma das jovens mais atuantes nas causas sociais em Paranaguá.

Ela concluiu o Ensino Médio em 2014 no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga e, atualmente, está cursando o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Trabalha como recepcionista na Rocha Log, iniciou seu trabalho como jovem aprendiz e já possui três anos na empresa. Aysla também é atriz na Cia Novah de Teatro e já apresentou diversos espetáculos.

Natural da cidade de Paranaguá, sempre teve interesse em realizar ações que pudessem contribuir com a comunidade. Foi assim que ela ingressou no Rotaract. Em apenas 2 anos de clube, já assume a função de presidente, dando sequência ao trabalho que vem sendo realizado há 20 anos na cidade em parceria com o Rotary. É sobre essas ações que ela fala nesta entrevista. Confira:

Folha do Litoral News: Quando você iniciou as atividades no Rotaract?

Aysla: Fui empossada como associada do Rotaract Club de Paranaguá Rocio no dia 26 de março de 2016. Tomei conhecimento do programa através de um projeto chamado “Meu Amigo tem Potencial”, o qual compete a cada um dos associados levar um amigo para conhecer o clube numa tarde com dinâmicas, pequenas palestras que explicam sobre o programa e um coffee break para interação. Hoje o projeto foi aperfeiçoado e recebe o nome de “Procura-se Potencial”, sendo realizado anualmente para alcançar mais jovens interessados a trabalhar pelo bem do próximo e desenvolver liderança.

 

Folha do Litoral News: Quais os principais trabalhos realizados, e quais os projetos que você pretende implantar?

Aysla: O Rotaract mantém os projetos que causam mais impacto na comunidade. Existem alguns bem famosos como o “Rotaract Aquece” que distribui roupas de frio, cobertas e sopas, para moradores em situação de rua e bairros mais carentes da cidade. Também o projeto “De Óleo na Dengue”, no qual foi arrecadado mais de 80 litros de óleo de cozinha usado, para confeccionar 528 velas à base de estearina e citronela, que são reaproveitáveis e combatem o mosquito da dengue Aedes Aegypti. No primeiro semestre da gestão 2018-2019, já foram realizadas 13 atividades entre ações e projetos voltados para a comunidade e para desenvolvimento dos associados. Foi realizada mais uma edição do Rotaract Aquece, entre outros projetos com maior destaque.

Por exemplo: O projeto “Um dia no cinema”, em que as crianças da ONG 5C foram levadas para conhecer pela primeira vez uma sala de cinema e assistir ao filme ‘Uma Festa no Céu’, com direito a combos de pipoca e refrigerante; O projeto “Mande Bem no ENEM!”, no qual contamos com a participação dos professores locais para gravar e publicar vídeos na página do clube com dicas para os vestibulandos se saírem bem em suas provas; Projeto “Ilhas” em parceria com o Rotary Club de Paranaguá e a Associação das Senhoras Rotarianas, realizado na comunidade da Ilha São Miguel, onde foram doadas mais de 20 sacos grandes de roupas em um bazar solidário, brinquedos para meninos e meninas, e livros para a biblioteca da escola local; Projeto “Conscientize-se!”, que foi trabalhado no Outubro Rosa e Novembro Azul, abordando a comunidade na Praça Eufrásio Correia (Praça dos Leões), para conscientizarem-se contra o câncer de mama, colo de útero e próstata, tendo como parceria o Instituto Peito aberto, que utilizou a campanha “Não deixe esse lenço subir para sua cabeça”; e também o “Dia Internacional da Literatura”, em parceria com o Rotaract Club de Islamabad, realizando atividades simultâneas no Brasil e em Bangladesh, o projeto foi aplicado na ONG 5C, numa tarde de incentivo à educação e literatura, com contação de histórias e brincadeiras com soletração de palavras. Esses foram alguns dos projetos com mais destaque realizados neste primeiro semestre.

 

Folha do Litoral News: Quais atividades estão em andamento no momento?

Aysla: Atualmente estão em andamento arrecadações de caixas de leite e de suco, para o projeto “Tampando Frestas” do Rotary Club de Paranaguá Rocio, onde serão tampadas frestas das residências da vila Santa Maria, protegendo a comunidade do inverno rigoroso. E também com a arrecadação de brindes e panetones para o projeto de Natal “Iluminando Olhares”, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Asilo São Vicente de Paulo. O campo de atuação do Rotaract é bem abrangente, tendo como áreas de enfoque os temas “paz e resolução de conflitos”, “prevenção e tratamento de doenças”, “água e saneamento”, “saúde materno-infantil”, “educação básica e alfabetização” e “desenvolvimento econômico e comunitário”. Na gestão 2018-2019, temos como meta realizar pelo menos um projeto em cada área de enfoque do Rotary Internacional, fazer com que a população conheça  o programa e saiba que estamos de prontidão para auxiliar sempre que precisarem e aumentar nosso quadro associativo para projetos ainda mais eficientes. Ainda serão realizados inúmeros projetos no próximo semestre: ambientais, como a limpeza da orla de Paranaguá, internos como o fórum inter-clubes, e para toda a comunidade.

 

Folha do Litoral News: Quando surgiu seu interesse em ajudar o próximo?

Aysla: Sempre participei de campanhas de arrecadação, e desde criança tenho interesse em ajudar o próximo, mas tinha dificuldade em realizar atividades maiores sem apoio. Quando conheci o Rotaract, senti que encontrei o que eu procurava há muito tempo, um grupo que desenvolve líderes e apoia ideias que são recebidas para aplicação em projetos sociais, contribuindo de forma profissional para a comunidade parnanguara.

 

Folha do Litoral News: Qual é o maior desafio em atuar na questão social em Paranaguá?

Aysla: O maior desafio que encontramos atualmente é receber apoio das instituições públicas para realização de projetos. Como somos uma organização sem fins lucrativos, precisamos de todo apoio possível, seja de instituições privadas ou públicas, para benefício de todos os envolvidos.

 

Folha do Litoral News: Qual é o perfil para que um jovem possa fazer parte do Rotaract?

Aysla: Qualquer jovem que possui entre 18 e 30 anos, que tenha boa vontade para contribuir com a comunidade e queira desenvolver suas habilidades como líder, pode fazer parte do Rotaract. Estamos de portas abertas para qualquer jovem que deseja realizar uma visita. Nos reunimos todos os sábados às 18h no abrigo dos idosos. Também podem visitar nossa página do “Rotaract Club de Paranaguá Rocio” para conhecer um pouco mais do trabalho que é realizado e entrar em contato

Você também poderá gostar

Presidente do Rotaract destaca ações desenvolvidas em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.