Entrevista

Médica destaca necessidade de prevenção para evitar enfermidades

Lorena Sahium, cirurgiã vascular, fala sobre problemas em artérias e veias

Lorena Arataque Sahium Ferreira é casada, nascida em Goiânia, é cirurgiã vascular formada no Rio de Janeiro e com residência médica de cirurgia geral e cirurgia vascular em Marília, São Paulo. Trabalha em Paranaguá desde o início de 2017, atuando no Hospital Regional do Litoral, na UTI, presta assistência como vascular no Hospital Paranaguá e atende em consultório, na Rua Manoel Corrêa, na Costeira. Confira a entrevista com a Lorena Sahium:

 

Folha do Litoral News: Para que as pessoas entendam, fale um pouco sobre sua especialidade médica.

Dra Lorena: O cirurgião vascular hoje está apto a atender todo paciente com algum problema em artérias e veias. São dois caminhos diferentes: são problemas arteriais que envolvem uma complexidade muito maior como um AVC (Acidente Vascular Cerebral), um aneurisma e problemas mais simples como as varizes, tromboses, entre outros que o paciente possa ter.

 

Folha do Litoral News: Muitas vezes as pessoas não se preocupam com questões como varizes, por acharem que são problemas simples, mas na verdade não é bem assim, correto?

Dra Lorena: O tratamento de varizes é muito importante. Quando a doença já está instalada tem que tratar para evitar o risco de uma trombose, que é uma doença mais grave que varizes. Mas o mais importante é prevenir. A doença só acontece se não houver uma prevenção como evitar anticoncepcional, excesso de peso, tabagismo, sedentarismo, entre outros. Tudo isso envolve uma complexidade de fatores que serão tomados para que a doença não venha a ocorrer. Agora, se já instalada a doença, é preciso tratar para que não aconteçam sintomas mais graves. Homens também podem ter varizes e trombose e precisam do mesmo tipo de tratamento.

 

Folha do Litoral News: O cirurgião vascular trata a enfermidade tanto clinicamente quanto através de cirurgia caso necessário?

Dra Lorena: Sim. O tratamento é tanto clínico quanto cirúrgico. A varizes, por exemplo, podem ser tratadas clinicamente, ou seja, só com medicação e a prevenção para que novas varizes não surjam, mas também com tratamento cirúrgico, quando as veias já estão danificadas, já têm as varizes formadas, nesse caso o paciente tem todos os sintomas e precisa tratar cirurgicamente.

 

Folha do Litoral News: Há uma idade mais frequente para que a pessoa comece a apresentar problemas em veias?

Dra Lorena: A partir do momento que o paciente já está desenvolvido hormonalmente, já passou pelo processo da adolescência, já está desenvolvido todo o ciclo hormonal começam a aparecer as veias, então o paciente precisa começar a prevenir para que as varizes não se formem.

 

Folha do Litoral News: Vemos pessoas bastante jovens sofrendo com AVC. O que leva a essa situação e como evitá-la?

Dra Lorena: As pessoas hoje estão mais predispostas aos fatores de risco como uma alimentação rica em sódio, tabagismo, obesidade, sedentarismo e essas questões podem levar ao desenvolvimento de um AVC. Hoje há mais jovens desenvolvendo este problema porque não está havendo prevenção de fatores de risco, a população está mais obesa, sedentária, se alimentando com alimentos mais artificiais e, com isso, absorvendo mais sódio, entre outros fatores de risco. Isso se aplica inclusive às crianças”.

 

Folha do Litoral News: Qual a diferença entre o AVC hemorrágico e o isquêmico?

Dra Lorena: São dois caminhos diferentes. Um é porque faltou oxigênio no cérebro, o que levou a um AVC isquêmico ou o paciente teve pressão muito alta e rompeu um vaso dentro da cabeça e fez um AVC hemorrágico. Mas a gravidade dos dois é da mesma forma. As consequências de um AVC em um paciente são muito graves. O paciente pode ficar sequelado, acamado. A mesma pessoa também pode ter os dois tipos de AVC, por isso prevenir é ainda o melhor caminho.

 

Folha do Litoral News: Como pode ser feita a prevenção para evitar um AVC?

Dra Lorena: Pode ser prevenido mantendo uma vida mais saudável, fazendo exercícios, evitando a prática do tabagismo, comendo menos sódio. Isso é muito importante.

 

Folha do Litoral News: Fica o espaço para suas considerações finais.

Dra Lorena: Acredito que o mais importante é a prevenção. Todas essas doenças, AVC, varizes, trombose e outras, podem ser prevenidas praticamente da mesma forma, ou seja, fazendo atividades físicas, adotando uma alimentação saudável, evitando tabagismo e se a pessoa começar a apresentar os sintomas tratar. O paciente deve procurar um cirurgião vascular, um especialista na área para começar a tratar de uma maneira adequada para prevenir as consequências. É importante procurar um médico regularmente e não apenas quando já está doente. É necessário verificar a sua saúde.  

 

 

Você também poderá gostar

Médica destaca necessidade de prevenção para evitar enfermidades

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.