Entrevista

Diretora do Instituto de Educação destaca os trabalhos realizados

Uma das paixões de Elaine é a escola onde trabalha

0v 2k55c 1584449393

Professora Elaine Gimenes atua na direção do colégio há 23 anos 

Elaine Bestana Gimenes é natural de Barra Bonita, interior de São Paulo e reside em Paranaguá desde 1990. Casada, mãe de três filhos, atua na direção do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha há 23 anos. É graduada em Letras e Pedagogia e fez complementação em administração, além de possuir três cursos de pós-graduação e mestrado em Educação. 

Uma das grandes paixões de sua vida, além da cidade de Paranaguá, é a escola onde trabalha, a qual ela considera a extensão de sua casa. É sobre suas atividades na direção do colégio que ela fala nesta entrevista. Confira: 

Folha do Litoral News: Como é administrar um colégio histórico como o Instituto de Educação?

Elaine: Em primeiro lugar sempre digo que é uma honra. Há muitos anos trabalho aqui e sempre digo que é um colégio que está dentro do coração de toda a comunidade parnanguara. Há muitas pessoas que já sentaram nos bancos desta escola e hoje atuam na sociedade parnanguara. 

Folha do Litoral News: Recentemente, o piso superior do prédio foi interditado. O que foi feito para reverter a situação? 

Elaine: Nós estamos no aguardo da reforma. Já saiu a licitação e estamos aguardando para fazermos uma reunião com a empresa que será responsável pelos trabalhos. O processo já está em andamento. Quando foi interditado, o colégio recebeu logo em seguida a verba da Fundepar, que é fundo rotativo, e com isso uma empresa consertou o telhado. Agora estamos no aguardo da troca do telhado do nosso colégio.    

Folha do Litoral News: Em termos de reparos e reformas, quais as principais necessidades existentes hoje no prédio?   

Elaine: Em primeiro lugar é essa que estamos aguardando, que é a reforma do telhado. Estamos fazendo um levantamento para reformar as portas e janelas do colégio. A grande dificuldade é encontrar uma pessoa que  saiba trabalhar com madeira de patrimônio histórico.  

Folha do Litoral News: Quais são os cursos oferecidos atualmente pelo estabelecimento? Como funciona o processo para ingressar? 

Elaine: Nós oferecemos o Ensino Fundamental e Médio, curso de formação de docentes e também os cursos profissionalizantes de técnico em Recursos Humanos e Técnico em Vendas. É feito um processo de seleção para ver as aptidões, pois existem muitos que já atuam na área e querem se profissionalizar, e outros que querem aprender para ingressar no ramo. Nós damos a oportunidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho através da capacitação. Além disso, nós somos a única escola do núcleo de Paranaguá que recebemos a autorização para implantar os cursos do Pronatec.  

Folha do Litoral News: Atualmente, é possível oferecer uma educação de qualidade através do ensino público? 

Elaine: Sempre é possível oferecer uma educação de qualidade. Nós temos ótimos professores em nosso colégio e eu sempre digo que quando nós vestimos a camisa de um lugar muitas coisas podem ser feitas. Temos que amar a profissão que exercemos e aqui temos muitos que amam sua profissão e o resultado sempre é muito bom. Como exemplo podemos citar as aprovações nos vestibulares que sempre atingem índices elevados, superando 50 aprovações por ano.   

Folha do Litoral News: De que forma o Instituto de Educação contribui para o mercado profissional de Paranaguá? 

Elaine: Se formos ver o curso de formação de docentes, nós nunca podemos esquecer que foi a mola-mestra dessa escola. Quando Dr. Caetano veio para cá fundar uma escola em Paranaguá, ele investiu no futuro, e deu a oportunidade para que os professores pudessem estudar, se formar e atuar na região. Se formos ver a maioria dos professores que atuam em Paranaguá saíram dos nossos bancos escolares. No mais recente concurso para professores, tivemos inúmeros aprovados que se formaram aqui e isso nos enche de orgulho. 

 

Você também poderá gostar

Diretora do Instituto de Educação destaca os trabalhos realizados

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.