A Festa de Nossa Senhora do Rocio iniciou na quinta-feira, 3, em Paranaguá, e deve atrair turistas de várias cidades do País em devoção a Maria, mãe de Jesus, até o seu encerramento no dia 16 de novembro.
O coordenador do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Adan Carlos Silva, começou as atividades no local através do Ministério de Música, do qual participava como cantor. Adan recebeu o convite para a função de diretor da Festa na parte de promoção de prêmios e, logo depois, teve um novo convite para ser efetivado como um dos colaboradores do Santuário.
Há oito anos no Santuário e há quatro trabalhando nos festejos, Adan é formado em Administração, com habilitação em Gestão Portuária e pós- graduado em Gestão de Pessoas, e este ano assumiu a coordenação geral da festa.
Neste mês de novembro, milhares de peregrinos se reúnem em uma grande corrente de oração e fé na Festa de Nossa Senhora do Rocio, que completa 203 anos. Nos 14 dias de festividade, peregrinos vindos de diversas regiões do Estado e do País participam da programação religiosa e atividades sociais realizadas no Santuário.
Nesta entrevista, o coordenador conta como ocorreu a organização do evento, comenta sobre as atividades que acontecerão e evidencia o envolvimento dos peregrinos com as ações da igreja. Confira:
Folha do Litoral News: Como está a organização da festa?
Adan Carlos: Hoje a organização está completa, pois conseguimos fechar todas as 45 equipes que trabalham na realização do evento. Isso estamos falando desde a segurança até a parte de limpeza. São coordenações de liturgia, pastorais, bingo, de recebimento dos peregrinos e fiéis. É importante ressaltar que conseguimos deixar tudo redondo para que todos consigam trabalhar e dar a melhor atenção aos devotos da Mãe do Rocio.
Folha do Litoral News: Durante a coletiva de imprensa foram apresentadas algumas novidades que a Festa do Rocio terá este ano?
Adan Carlos: Na parte social e comercial houve a mudança do layout da festa que agora está acontecendo na Praça da Fé. Toda essa mudança está sendo muito bem recebida, pois todos que chegam ao Santuário do Rocio podem ver primeiramente a Igreja. Já na parte religiosa foi introduzida a novena às 15h, uma novena a mais. Então teremos os seguintes horários de novena: às 6, 15h e às 18h, e duas missas uma às 9h para os estudantes que é tradicional, assim como a missa das 19h.
Folha do Litoral News: O evento é dividido em duas partes, a religiosa e a festiva. O que os devotos podem esperar da Festa este ano?
Adan Carlos: Muita oração e muita parte devocional que todo o ano tem, mas que neste ano as pessoas irão ter outros olhos, pois elas chegarão ao Santuário e verão primeiramente a igreja, pois a celebração deve ser dirigida a Nossa Senhora do Rocio. Em segundo plano será a parte social que estará toda localizada na Praça da Fé. As pessoas que estiverem nas barracas poderão escutar o som que está acontecendo no palco, e quem estiver no parque terá a visão de quem está no palco como no comércio.
Folha do Litoral News: Como vê a recepção dos parnanguaras aos peregrinos?
Adan Carlos: A gente começa a andar pela cidade com a camiseta da festa e as pessoas já começam a dizer 'chegou novembro' e a época da festa. Os peregrinos e nós, parnanguaras, que somos os guardiões deste santuário, podemos ver e sentir que a devoção à Mãe do Rocio é muito grande, e isso é visto no olhar das pessoas quando chegam não só para pedir, mas agradecendo a Nossa Senhora as graças alcançadas. Então podemos ver a fé no rosto e nas palavras de cada um que por aqui passa. Isso é muito gratificante, não só como coordenador, mas na parte voluntária que desenvolvo durante todo o ano aqui no Santuário do Rocio.
Folha do Litoral News: Como ocorrerá a Promoção de Prêmios este ano?
Adan Carlos: O Show de Prêmios será realizado como vem acontecendo nos últimos anos. Vai ser no dia 16, às 21 horas, e a promoção será realizada no palco principal. As cartelas já estão sendo comercializadas ao preço de 15 reais, sendo que este ano o 1.º prêmio será um Renault Sandero, quatro portas, na cor vermelha, um carro completo, uma moto Honda Fan 125CC no 2.º e 3.º prêmio, notebook, TV LCD 40 polegadas e um smartphone Android. Aquelas pessoas que quiserem ajudar o Santuário pegando um bloco de cartelas e vender aos amigos e familiares, no seu comércio estamos fazendo a entrega aqui no Santuário do Rocio, é só nos procurar.
Folha do Litoral News: Como foi escolhido o tema da festa para este ano? Poderia nos explicar o motivo?
Adan Carlos: Este tema a Igreja trabalhou em cima do Ano Jubilar, do Ano da Misericórdia. A Igreja, o padre e o bispo, conversando sobre isso colocaram o tema da Misericórdia junto com o tema da festa deste ano “Com a Mãe do Rocio, façamos a experiência do rosto misericordioso do Pai na pessoa de Jesus Cristo”.
Folha do Litoral News: Qual mensagem deixa aos devotos e peregrinos?
Adan Carlos: Não podemos em nenhum momento deixar de esquecer a fé do povo, pois Nossa Senhora sempre está aqui, de janeiro a janeiro, e não é só no mês de novembro. Pedimos a todos os devotos e peregrinos que possam estar participando conosco o ano todo, renovando a devoção que está viva principalmente no coração do nosso povo parnanguara.