Na tarde de quarta-feira, 9, a 11.ª edição do PodCafé, da Folha do Litoral, recebeu a engenheira química Bruna Ferreira Rodrigues, fundadora e responsável técnica da marca Sá Menina. Ela compartilhou a inspiradora trajetória da empresa que vem conquistando o mercado com produtos de cuidados para a pele e para a casa, com foco em bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social.
Criada oficialmente em 2022, a marca nasceu ainda em 2017, durante a graduação de Bruna. “Eu queria colocar em prática o que estava aprendendo na faculdade, criar algo que realmente tivesse sentido para mim”, explicou. A ideia surgiu da sua necessidade pessoal por cosméticos naturais e seguros. O nome Sá Menina foi escolhido como forma de homenagear a linguagem e identidade do litoral do Paraná. “É uma expressão típica da nossa região e representa muito bem a essência da marca”, disse.
Antes de ser um negócio, Sá Menina foi um projeto pessoal, quase secreto. “Durante muito tempo, era só um hobby, algo que eu fazia para mim e para a minha família”. A virada veio após um esgotamento emocional no ambiente corporativo e duas experiências transformadoras em projetos sociais, no Amazonas e na África. Em 2022, Bruna viajou ao continente africano e levou mais de 300 cremes para meninas que vivem em um centro de resgate, vítimas de mutilação genital. “Essa vivência foi uma virada de chave. Percebi que eu podia, com o que eu sabia fazer, causar um impacto real”, relatou.

Com foco em um cosmético funcional e sensorial, Bruna decidiu empreender. Sá Menina começou com a venda de cremes de mão, seguidos por cremes corporais e body splashes. Hoje, a marca conta com quase 30 produtos divididos entre as linhas Sá Menina Pele e Sá Menina Casa, que incluem desde velas aromáticas e difusores até pijamas e sprays para ambientes.
Apesar dos desafios enfrentados com matérias-primas naturais mais caras e embalagens sustentáveis, a fundadora vê valor em cada escolha feita. “Nos nossos body splashes, por exemplo, incluímos ativos hidratantes como pantenol e glicerina vegetal, o que não é comum nesse tipo de produto. Queremos ir além do perfume, queremos cuidar da pele”, contou.
Atualmente, a produção dos cosméticos é terceirizada em duas fábricas parceiras, uma em São Paulo e outra na região metropolitana de Curitiba, mas toda a formulação é feita pela própria Bruna. A equipe da Sá Menina conta com sete pessoas, e mesmo sem loja física, a marca cresce através do WhatsApp, Instagram e site oficial, com entregas personalizadas em Paranaguá, Curitiba e outras regiões do Brasil.
Entre os produtos mais vendidos estão o body splash de blueberry e a vela aromática com cera de coco e pavio de madeira, preferida do público local. “O parnanguara gosta de perfume doce e a gente abraça isso”, destacou.

A marca se prepara agora para o lançamento de novos produtos. No dia 16 de julho, chega ao público geral a nova fragrância de body splash de pistache, que será lançada dois dias antes, com exclusividade, para as quase 300 mulheres da comunidade Sá Menina — um grupo ativo que participa do desenvolvimento e testes dos lançamentos.
Para 2025, a marca promete mais novidades: o retorno da fragrância Tropicalia, o lançamento de manteigas corporais e a estreia na linha de maquiagem, com a chegada de gloss labial. “Queremos que Sá Menina chegue cada vez mais longe, levando consigo o nome de Paranaguá e do litoral do Paraná”, finalizou Bruna.
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Instagram: @samenina e @sameninahome
Site oficial: www.samenina.com.br
ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/675886995614243).





