Ações de educação ambiental são tema de um novo material elaborado pela Secretaria da Educação, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O material faz parte da Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas do Paraná, que começou nesta segunda-feira, 18, com programação até sexta, 22.
O material é para ser trabalhado em sala de aula, com a proposta de envolver diversas disciplinas, capaz de movimentar a escola e a comunidade escolar em torno da agenda verde. O conteúdo está disponível online, podendo ser acessado por professores, diretores e pedagogos que formalizarem a adesão.
Todas as atividades apresentadas aos professores e pedagogos estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como, por exemplo, o consumo de papel nas escolas e o que ele representa em números de árvores derrubadas. Também são abordadas questões voltadas à geração da biomassa, coleta de óleo de cozinha, preservação da água e nascentes próximas às escolas. Os professores podem ter acesso a uma série de vídeos para serem utilizados na sala de aula acerca desses e de diversos outros temas.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, lembra que apresentar aos estudantes do ensino fundamental as boas práticas no meio ambiente atende a uma das linhas de ação do Programa Estadual de Educação Ambiental, executado pelo Governo do Estado.
“Para que possamos atingir metas propostas pela ONU com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas, é essencial mobilizar os estudantes, que representam as gerações futuras”, diz o secretário. “Por isso a Sedest atua com o programa de educação ambiental também para os professores, que irão levar essas mensagens aos alunos”.
DIA DA ÁRVORE
A abertura da Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade contou com a participação online, em tempo real, de mais de 400 escolas estaduais que já aderiram ao projeto. A semana é realizada em alusão ao Dia da Árvore e transmitida pela internet.
“Quando trazemos todo o corpo docente e pedagógico para esse diálogo contribuímos para a formação desses profissionais, que têm uma atuação essencial na comunidade. O mais importante é levar esse despertar e promover a discussão dentro do ambiente escolar”, destaca a educadora ambiental da Sedest, Denise Sanches.
Segundo ela, a Semana da Consciência Ambiental e Sustentabilidade oferece a oportunidade para toda a comunidade escolar se envolver na sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente.
“Através do corpo docente, essas boas práticas podem se perpetuar em todas as atividades que envolvem a consciência ambiental”, afirma.
Atualmente, a Secretaria da Educação oferta mais de 100 aulas na modalidade a distância (EAD) para fomentar a discussão do tema sustentabilidade.
Fonte: AEN