Inovação e turismo são duas vertentes fortes em Morretes, um dos principais pontos turísticos do Paraná. Portanto, fazer algo novo no setor gastronômico nunca é fácil, visto a qualidade e variedade de restaurantes, bares e lojas no município, entretanto a cervejaria Três Morretes ousou sonhar, criando seu primeiro rótulo em 2020 e, desde então, ampliou sua produção com três rótulos fixos e rótulos colaborativos junto a empreendimentos do litoral, totalizando 12 produções. A qualidade dos produtos e identidade inegavelmente paranaense, morretense e litorânea fizeram com que o reconhecimento internacional, obtendo neste segundo semestre de 2024 na Copa Guarani de Cervezas, a maior competição do Paraguai, que ocorreu em Asunción, e o Brasil Beer Cup, que é o maior concurso cervejeiro da América Latina, em Florianópolis – SC.
De acordo com o fundador e idealizador da marca Três Morretes, Lucas Luciano, ele atua na marca como cervejeiro, motorista, financeiro e tudo que for necessário para o empreendimento seguir dando certo. “A Três Morretes surgiu da ideia de levar Morretes, uma cidade cheia de encantos naturais, para todas as partes do mundo. Para agregar junto a experiência gastronômica tão especial, com o já consagrado barreado, veio a ideia de criar uma cerveja que pudesse ser facilmente servida ao turista, além de ser um belo souvenir para quem quer presentear ou simplesmente levar um pouco do momento gastronômico para casa”, detalha. “Iniciamos os primeiros esboços em 2019 e lançamos o produto no mercado em maio de 2020”, completa.
“Somos uma cervejaria cigana, ou seja, não temos estrutura própria para fabricação ainda, desta forma utilizamos fábricas parceiras para produzir nossos rótulos, todos de receitas criadas por nós. Inclusive fazemos questão que alguns insumos sejam de agricultores e produtores locais, mantendo sempre os pilares da Três Morretes em evidência, entre os quais está a agricultura local e familiar”, ressalta Lucas.
Produtos
“Atualmente temos três rótulos de produção constante, utilizando erva mate, gengibre e maracujá. Além desses, existem rótulos colaborativos com empreendimentos do litoral, a Mercearia Rodrigues em Guaraqueçaba, e os restaurantes Casarão, Nhundiaquara e Villa Morretes, aqui na cidade. No total, são 12 criações, entre lotes únicos e comemorativas”, afirma o idealizador.
Segundo Lucas, a marca surgiu da ideia de fomentar a região, isso ocorre por meio da valorização da agricultura familiar, cultura local e agregando mais um produto na rota turística e gastronômica já conhecida em Morretes e no litoral. “Com a cerveja sendo mais um produto local de renome conseguimos ser mais um atrativo para o turista visitar a cidade, incluindo os que tem apreço pela cultura cervejeira”, completa.
Medalhas conquistadas
Os anos de empenho na produção e o uso de elementos locais renderam premiações internacionais para a cervejaria. “Participamos de dois concursos cervejeiros nos últimos meses: a Copa Guarani de Cervezas, a maior competição do Paraguai, que ocorreu em Asunción; e o Brasil Beer Cup, e maior concurso cervejeiro da América Latina, em Florianópolis. No Paraguai, trouxemos uma medalha de bronze com a Véu de Noiva, nossa Pilsen com gengibre; e de Santa Catarina também trouxemos um bronze, mas dessa vez com a Irmãos Rebouças, nossa Smoked Imperial Porter que leva melado produzido em Morretes e que homenageia os engenheiros responsáveis pela ferrovia Curitiba – Paranaguá”, explica Lucas Luciano.
Ponto fixo e online
O idealizador afirma que a Três Morretes conta com um ponto fixo no centro de Morretes, na Rua das Flores, com atendimentos nos fins de semana e feriados. “Além disso, você pode encontrar nossa cerveja na maioria dos restaurantes da cidade, parceiros que abraçaram nosso projeto e são nossos principais consumidores. Também trabalhamos com todas as cidades do litoral, em lojas de cervejas, bares e restaurantes. Você também pode encontrar nossos rótulos na nossa loja online na Shopee, em um projeto em parceria com a Invest Paraná, do Governo do Estado, que criou um micro site com produtos paranaenses”, destaca Lucas Luciano.
A Três Morretes conta com seu site, Facebook e o Instagram @tresmorretes.