Na quarta-feira, 21, o município de Paranaguá, através do programa “Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva”, foi anunciado entre os finalistas da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria “Cidade Empreendedora”. Na tarde da sexta-feira, 23, o vice-prefeito, José Carlos Borba, junto a secretários municipais, apresentou a iniciativa a examinadores do Sebrae que estiveram em visita técnica na sala de reuniões da Prefeitura de Paranaguá, com a presença de representantes de entidades sociais e empresas que integram o programa. Paranaguá concorre com Jacarezinho e Cascavel ao prêmio que terá o vencedor anunciado em 18 de abril em evento que ocorrerá em Curitiba.
O objetivo do prêmio é evidenciar práticas de empreendedorismo incentivando a inovação e a inclusão social nos municípios junto à sociedade. O programa “Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva” está vigente desde 2023 no município pela Lei Municipal n.º 4.312/2023 e intensifica, com atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social e diversas outras pastas municipais, o fortalecimento de políticas públicas de proteção a crianças, adolescentes, mulheres, idosos e população em situação de vulnerabilidade, por meio de projetos de empreendedorismo, alterando e enfrentando o ciclo de violência e projetando oportunidades de inclusão social produtiva.
“Foi uma excelente apresentação realizada pelos nossos secretários e servidores. Além de tudo que foi feito, Paranaguá irá se desdobrar para fazer muito mais daqui para a frente, tenho certeza que esse prêmio Paranaguá, na verdade, já possui, por ser uma cidade inclusiva, sendo que o troféu é algo que significa muito e se não conquistarmos sem dúvida teremos a dignidade de seguir trabalhando, assim como ocorreu todos esses anos, pensando na população parnanguara, que precisa e merece, bem como todo o nosso comércio, movimentando a nossa cidade”, ressalta o vice-prefeito, frisando a importância do programa Tarifa Zero para geração de renda e fortalecimento do poder de compra.
Borba reforçou a atuação do prefeito Marcelo Roque em prol do empreendedorismo e do avanço social. “Ele vive 365 dias por ano por Paranaguá”, destaca. “Paranaguá já está entre as melhores, isso já é um grande feito para nós, algo que ocorre graças ao trabalho do prefeito e dos nossos secretários que se desdobram 24 horas por dia para atender a expectativa do que o prefeito determina. Temos obrigação de manter suporte contínuo ao prefeito para que Paranaguá não volte para trás e siga em frente, esse é o grande objetivo dele que tenho certeza que ele irá fazer”, ressalta o gestor, reforçando que Paranaguá merece o prêmio pela seriedade e trabalho contínuo nos últimos anos da gestão municipal.
Sebrae
O coordenador estadual de Inovação do Sebrae Paraná, Michael Douglas Camilo, avaliador do PSPE, salienta que Paranaguá estar entre as cidades finalistas é um grande mérito para a gestão municipal e o trabalho que está sendo realizado. “Enquanto avaliador, a etapa da visita in loco é justamente para poder conhecer o que foi redigido no projeto escrito, é um momento de compartilhar, ter as apresentações, conhecer mais a fundo os detalhes do projeto, algo que ajuda a enriquecer o entendimento do que o município está fazendo, incrementando todo o trabalho que Paranaguá vem fazendo para a gestão municipal, entregando melhorias e empreendedorismo para a população”, salienta, ressaltando que o ganho é coletivo, da sociedade local. “Enquanto Sebrae, esta é uma maneira de reconhecer esses bons projetos que viabilizam e potencializam o empreendedorismo e o município”, completa.
“Todo projeto é baseado em uma política pública que vem para resolver um problema público social e aproveitou isso utilizando o empreendedorismo para melhorar e desenvolver esta questão social. É uma maneira inteligente de trabalhar e resolver um problema através do desenvolvimento territorial e por meio do empreendedorismo contectado com a Assistência Social e outras secretarias”, salienta Michael. “O prêmio conta com um edital com todas as regras e classificações de avaliação dos projetos. Antes da etapa presencial que fizemos hoje, tem a parte da própria Prefeitura que submete o projeto com suas próprias percepções da iniciativa apresentada. Em cima disso, com os critérios do edital, é feita a avaliação”, detalha, ressaltando critérios que analisam indicações e a divulgação com transparência.