conecte-se conosco

Empreendedorismo

O encantamento pelos livros: empreendedora conta os desafios na criação de editora

A advogada e escritora, Michelle Gontijo, fundou a Editora Seeds

Publicado

em

empreendedora

A empreendedora Michelle Gontijo é a fundadora da Editora Seeds. Advogada e mestre em Direito Ambiental e Econômico e mestranda em Teologia pelo Seminário Gordon-Conwell (USA), ela falou sobre o mercado editorial, o foco da empresa, as novas tecnologias, o encantamento pela leitura e escrita e como é empreender nesse ramo. 

Michelle é natural de Curitiba e presidente do Instituto de Preservação Ambiental e Desenvolvimento Humano Ismael Gontijo – INELGON, bem como do Ministério Evangelístico Gontijo. Além de fundadora da editora, também se dedica à escrita de contos infantis, infantojuvenil e livros teológicos. 

O negócio começou em 2019 quando estava nos Estados Unidos. Foi as bibliotecas americanas que despertou nela a vontade de escrever um título.

“Havia visto o grande interesse da literatura americana por aventuras, e os livros em inglês são formidáveis. Boas construções narrativas, ótimas histórias que me faziam imaginar a alegria da escrita. Me vi voltada a minha língua materna, nossa linguagem escrita é tão bonita. Em um lindo dia de sol de inverno em janeiro de 2019, comecei a escrever uma história”, afirmou Michelle.

Assim surgiu seu primeiro livro, o Entre Leões. “Naquele dia escrevi as primeiras 7 páginas de uma grande aventura e uma personagem que precisava vencer os seus medos e sobreviver em meio a um mundo distópico. Quando voltei ao Brasil, após o falecimento do meu Pai Ismael Gontijo me deparei com muitos manuscritos que ele deixou. Foram 52 livros ao longo da sua vida. Apesar da tristeza, pude ver que era necessário continuar”, disse Michelle. 

A partir daí ela começou a fazer cursos na área. E, também, fez sua primeira publicação independente, o primeiro livro do Entre Leões – Uma contradição – Livro 1, até finalmente fundar a editora ao lado do seu irmão, Lucas Pool Gontijo.

“Tudo foi muito intuitivo. O modelo do livro era o que eu gostava de ler, queria um livro bonito e muito funcional. Continuei trabalhando nos manuscritos do meu pai. E descobri um mundo de muito trabalho que ele deixou. Fiz os cursos e nesse meio tempo comecei as traduções dos livros em inglês. Transformando e a possibilidade de um dia voltar em terras americanas, levando os meus livros e da minha família”, destacou Michelle.

Foco da empreendedora

O foco da Editora Seeds são livros cristãos, títulos infantis, teológicos e aventura de ficção. “Todos os nossos trabalhos são para levar os leitores a uma reflexão profunda da sua identidade e o seu propósito. A leitura é inevitável para te levar a uma reflexão. Por isso o nosso lema é: “Livros que constroem histórias”. São títulos que levam você a uma jornada humana inesquecível, com grandes emoções”, frisou Michelle.

Segundo ela, o mercado editorial cristão é um dos mais positivos do mundo. “Mesmo não estando nas maiores propagandas do mercado editorial, os índices dos livros cristãos têm crescido”, analisou a empreendedora.

empreendedora
O foco da Editora Seeds são livros cristãos, títulos infantis, teológicos e aventura de ficção

Ela afirma que as mudanças estão cada vez mais rápidas, mas que o foco da editora está na presença na internet para que os títulos possam ser facilmente encontrados. “Temos audiobooks e trabalhamos com cursos para conseguir atender algumas demandas. Mas ainda precisamos melhorar para alcançar novos mercados”, observou.

Encantamento pelos livros

Para Michelle, os livros têm o poder de gerar encantamento, especialmente entre as crianças. “Outro ponto especial é participar da jornada dos leitores que não tinham qualquer possibilidade de ler os livros ou de comprar. Mas, depois nos dizem que foi muito bom para a vida deles. Notamos que muitas pessoas que iniciaram a leitura dos nossos títulos, hoje alcançam novos objetivos como uma graduação. Me sinto honrada em incentivar mulheres, que diziam não gostar de ler, mas que se sentiram motivadas e valorizadas com novas ideias após as leituras e estão abrindo os seus negócios”, revelou a empreendedora.

Futuro da editora

Um dos objetivos da editora é conseguir transformar um dos seus títulos em filme. 

“Estamos trabalhando para expandir esse negócio e entender o mercado do cinema. Outro ponto é a exportação dos livros para o mercado americano. Participamos da Apex Brasil no ano passado analisando a possibilidade dos nossos títulos a nível mundial e estamos nos preparando para isso. Precisamos expandir a base de leitores, 44% da população não lê. Queremos entrar para incentivar o nosso povo a ser leitor. Outro ponto são os novos escritores. Estamos trabalhando para começar a publicar outros livros”, comentou Michelle.

Empreendedora no ramo

No começo, empreender no ramo editorial gerou desconfiança, mas há sempre alguém para acreditar junto na ideia e ajudar a construí-la. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Livro demora para ser absorvido, tem pessoas que compram um livro e demoram meses para ler e se manifestar. Outros nunca leem. Mas o fato é que o mercado está faminto e querendo boas histórias. Empreender exige resiliência e muito autocontrole. A necessidade de buscar as pessoas certas para ajudar, ter humildade para perguntar, expor as suas inseguranças para entender o que é possível fazer. Estar sempre disposto a ler e apreender”, finalizou Michelle.

Em busca de valorizar a cultura local, a Editora Seeds trabalha agora na construção de uma obra infantil que fala sobre a infância em meio a natureza, com características da flora do Paraná, como a Araucária.

Publicidade






Em alta