conecte-se conosco

Eleições 2024

Treinamento da Justiça Eleitoral nas Ilhas e comunidades pesqueiras facilita inclusão e preparação dos colaboradores

Treinamentos nas Ilhas acontecem de 17 a 20 de setembro

Publicado

em

Os treinamentos estão sendo realizados pelo analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marcos Daniel Nicola, que está prestando serviços na 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá - Fotos: Divulgação 5.ª Zona Eleitoral

A Justiça Eleitoral do Paraná, através da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, em sua missão de promover uma eleição democrática e acessível, está concluindo os treinamentos destinados a presidentes de mesa, mesários e secretários de sessão que atuarão nas ilhas e comunidades pesqueiras de Paranaguá.

A ação conta com a presença do analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE-PR, Marcos Daniel Nicola, que destaca a importância de levar o treinamento até os colaboradores, especialmente aqueles que residem em localidades mais distantes, como Nova Brasília e Encantadas na Ilha do Mel e nas comunidades pesqueiras de Amparo e Tambarutaca.

Segundo Nicola, os treinamentos foram oferecidos a diversos profissionais que atuarão no pleito, como mesários, secretários de sessão, e colaboradores, incluindo auxiliares de justificativa e de acessibilidade. A iniciativa de deslocar a equipe de treinamento até as ilhas foi bem recebida pelos participantes, especialmente por aqueles que enfrentariam dificuldades logísticas para se deslocar até Paranaguá para receber as orientações. “Foi muito gratificante perceber que a Justiça Eleitoral foi até eles”, afirmou Nicola.

Os treinamentos, além de teóricos, incluíram a prática com as urnas eletrônicas, garantindo que todos os colaboradores estejam familiarizados com o processo e aptos a realizar suas funções no dia da eleição. Além disso, foram abordadas situações específicas das ilhas, como procedimentos diferenciados em caso de eventuais dificuldades.

O retorno dos participantes foi extremamente positivo. Muitos elogiaram a acessibilidade do treinamento e a receptividade da Justiça Eleitoral. Um dos secretários de prédio, por exemplo, destacou o quanto facilitou o fato de o treinamento ser levado até eles, poupando tempo e recursos, e garantindo que pudessem tirar todas as dúvidas presencialmente.

Eleitoral convida eleitores a atualizar o e_Título

Além dos treinamentos nas ilhas, Nicola também comentou sobre a preparação geral que teve início no dia 3 de setembro. O treinamento incluiu presidentes de mesa, secretários e auxiliares de justificativa e acessibilidade, que foram preparados para lidar com os desafios específicos que poderão surgir durante o dia da eleição. “Nossos colaboradores saíram do treinamento satisfeitos, acolhidos e prontos para exercer suas funções no dia do pleito”, concluiu o analista judiciário.

Treinamento para mesários é realizado no Fórum Eleitoral de Paranaguá

Justiça Eleitoral

Aproximadamente 1.288 mesários estarão trabalhando nas eleições de 2024, além de cerca de 150 auxiliares de justificativa, acessibilidade e secretários de prédios em 44 locais de votação. A Justiça Eleitoral também contará com uma equipe de roteiristas, que serão o elo entre os locais de votação e a equipe técnica.

“Com o apoio do juiz eleitoral, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, do promotor eleitoral, dos técnicos de eleição e outros requisitados, a Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso em garantir que o processo eleitoral transcorra com a maior normalidade e transparência possíveis, permitindo que o eleitor exerça seu direito ao voto de forma segura e democrática”, concluiu Nicola.

Em alta