conecte-se conosco

Eleições 2024

Seis em cada dez municípios do País têm a maioria do eleitorado feminina

No litoral do Paraná, apenas em Guaraqueçaba há mais homens do que mulheres aptos a votar

Publicado

em

Foto: Ilustrativa/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados das Eleições Municipais de 2024 com relação ao perfil do eleitorado em todo o País. As informações revelam que as mulheres são maioria em seis em cada dez municípios brasileiros. O litoral do Paraná segue o índice, tendo apenas um dos seus municípios – Guaraqueçaba – com maioria dos eleitores homens.

No País, o total de 81.806.914 eleitoras equivale a 52,47% do total. Os homens, por sua vez, totalizam 74.076.997 eleitores (47,51%). Um pequeno percentual, 0,02%, correspondente a 28.769 pessoas, que não informaram o sexo. Segundo o TSE, esses números refletem a importância das mulheres no processo eleitoral. 

Litoral do Paraná – maioria do eleitorado feminina

Entre os sete municípios do litoral do Paraná, seis possuem o público eleitor em sua maioria formado por mulheres. Antonina tem 51% de eleitoras, Matinhos tem 53%, Guaraqueçaba tem 47%, Morretes tem 51%; e Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba tem 52% de mulheres aptas para votar nas Eleições 2024.

No Brasil

A distribuição geográfica do eleitorado revela que, em quase 62% dos municípios brasileiros, as mulheres são maioria, totalizando 3.432 localidades onde o eleitorado feminino supera o masculino. Em contraste, 38% dos municípios, ou 2.126 localidades, têm a maioria de homens votantes.

Outra curiosidade é que, em 11 municípios, a quantidade de eleitoras e eleitores é exatamente igual. Esses dados não apenas ilustram a diversidade do eleitorado brasileiro, mas também apontam para diferenças regionais no comportamento eleitoral. 

Entre as eleitoras, a maior parte – pouco mais de 20,4 milhões – está na faixa dos 45 a 59 anos. Esse também é o intervalo de idade em que se concentra a maioria dos homens aptos a votar: 18,4 milhões.  

Segundo o TSE, esses números refletem a importância das mulheres no processo eleitoral.
Foto: Ilustrativa/TSE

Já na faixa dos mais jovens, de 18 a 24 anos, os números são bem próximos entre os gêneros: mulheres e homens nessas idades contribuem, cada um, com cerca de 9 milhões para o eleitorado apto a votar em 2024.  

Além disso, mais de 22 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos para o voto facultativo em outubro. Desses, aproximadamente 12 milhões são mulheres e cerca de 10 milhões são homens.   

Quem deve votar

No Brasil, o voto e o alistamento eleitoral são obrigatórios para maiores de 18 anos e são facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos. Essas regras estão previstas na Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º e incisos).   

Curiosidade

O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, ainda facultativo. Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte e as mulheres puderam votar e também serem votadas pela primeira vez. Foi somente em 1965 que o voto das mulheres se tornou obrigatório, assim como era para os homens. 

Com informações do TSE e Câmara dos Deputados

Em alta