No domingo, 25, acontece uma reunião para sorteio da ordem de veiculação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, no Fórum Eleitoral de Paranaguá, às 15h. O evento também contempla outras orientações aos partidos e emissoras sobre como proceder quanto às tratativas do plano de mídia.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o horário eleitoral em rádio e televisão começa a partir de 30 de agosto e segue até 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno do pleito. Ele será veiculado nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais.
Para as eleições para o cargo de prefeito, as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, na rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.
O juiz eleitoral em Paranaguá, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, explicou sobre o evento que acontece neste domingo, 25.
“Faremos um sorteio da ordem do horário eleitoral, a ordem em que serão apresentados os programas, tanto de rádio, quanto de televisão, pelas coligações, os partidos que vão entrar nas eleições, tanto para majoritária, para prefeito e vice-prefeito, quanto para vereadores. Como se sabe, os tempos que os partidos e as coligações terão na rádio e na televisão são vinculados à sua coligação”, disse o Dr. Leonardo.
Segundo ele, todos os participantes poderão acompanhar o sorteio. “Comunicamos os partidos, através de seus representantes, para que eles estejam aqui nessa reunião, fizemos a comunicação na imprensa, não só a TV e rádio que tem interesse direto, mas também a própria imprensa escrita para que tenha conhecimento e que a gente consiga dar ampla divulgação. Até porque, através da imprensa, a gente sabe que vai comunicar ao eleitor a respeito dessas questões, sempre no nosso compromisso de transparência e publicidade dos atos da Justiça Eleitoral”, afirmou Dr. Leonardo.
Além do horário eleitoral também há as inserções durante o dia, que são calculadas e sorteadas. “Eles tomam conhecimento disso também no domingo. É o momento em que eles combinam, tanto com a rádio quanto com a televisão, como é que vão fazer a entrega dos seus programas, porque eles têm que apresentar o que vai ser vinculado em cada dia”, concluiu Dr. Leonardo.