O município de Paranaguá está preparado para receber os 108.345 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024. Com 322 seções distribuídas em 44 colégios eleitorais, a cidade se organiza para garantir que o processo ocorra de forma eficiente e democrática.
Entre os colégios eleitorais, destaca-se a Escola Estadual Cidália Rebello Gomes, na Ilha dos Valadares, o maior da cidade, com 5.419 eleitores aptos.
Marcos Nicola, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que está prestando serviços na 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, explica a distribuição das seções eleitorais no município.
Segundo ele, os cinco maiores colégios eleitorais, além da Escola Cidália Rebello Gomes, incluem o Colégio Maria de Lourdes Morozovski, com 5.233 eleitores, o Colégio José Bonifácio, com 5.083, o Colégio Carmen Costa Adriano, com 4.484, e o Diocesano Leão XIII, com 4.088 eleitores. A sexta posição em termos de número de eleitores é ocupada pelo Caic, com 4.086.
Paranaguá não se limita às áreas urbanas, as regiões rurais, ilhas e comunidades pesqueiras também terão colégios eleitorais estratégicos para garantir a participação de todos.
Ao todo, seis colégios estarão em áreas rurais, como o Colégio Estadual do Campo em Alexandre, que terá oito seções e atenderá 2.620 eleitores. Outras escolas rurais incluem a Escola Antônio Fontes, com 217 eleitores, a Escola Cipriano, com 124, e a Escola Rio das Pedras, com 384 eleitores. A Escola Rural Luís Andrioli será o menor colégio eleitoral do município, com 114 eleitores.
As ilhas e comunidades pesqueiras também contarão com colégios eleitorais, como Nova Brasília, na Ilha do Mel, com duas seções totalizando 357 eleitores. Teodoro Valentim, em Encantadas, terá 458 eleitores, enquanto a comunidade de Amparo contará com 310 eleitores. A ilha de São Miguel, na comunidade pesqueira de Tambarutaca, terá 227 eleitores.
Segundo Nicola, a Justiça Eleitoral está bem preparada para o pleito. “Nós da Justiça Eleitoral, sob a liderança do excelentíssimo juiz Leonardo Marcelo Mounic Lago, fizemos o melhor para atender o eleitor no dia da eleição”, afirma. Ele ressalta o treinamento de mesários e colaboradores, assegurando que tudo estará pronto para receber os eleitores em 6 de outubro. “Compareçam, exerçam o seu voto, é muito importante para a democracia”, reforça Nicola.
A Justiça Eleitoral de Paranaguá, com essa ampla estrutura de colégios eleitorais, reforça seu compromisso com a democracia, proporcionando a todos os eleitores a oportunidade de exercer seu direito de voto de forma organizada e segura.