Na tarde da terça-feira, 24, o candidato a prefeito de Paranaguá, Magin Valencio Neto, o Magin (PDT), da coligação Paranaguá Trabalhista, Sustentável e Livre, das siglas PDT e Federação PSOL REDE (PSOL/REDE), esteve no estúdio da Folha do Litoral News respondendo perguntas enviadas pelos leitores aos postulantes ao Executivo. Ele participou da segunda rodada de entrevistas com os candidatos, que segue até o fim desta semana, abordando diretrizes que constam no seu Plano de Governo.
Entre os temas abordados estão saúde, Centro Histórico, iluminação pública e mobilidade urbana. Magin concorre ao pleito ao lado da candidata a vice-prefeita, Suzana da Veiga Wilczek, a Professora Suzana.
UPA e Saúde
Sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e saúde pública municipal, Magin criticou a falta de médicos, a demora nos atendimentos e obtenção de exames, bem como a ausência de estruturação para atendimento especializado a cidadãos, a pacientes mulheres e pessoas com problemas de mobilidade em locais públicos do município para atendimento, indicando uma falta de planejamento na área. Ele frisou que em sua gestão o foco será em uma parceria junto ao setor privado para melhorar o atendimento à população. “Eu vou arrumar isso. Você não vai levar mais do que uma semana pra fazer o exame de imagem, que for muito urgente, vai fazer no dia. Eu vou estar lá. Eu sou o prefeito que eu vou estar lá com vocês. Nem que eu tenha que me fantasiar e ficar esperando pra ver se o médico tem tempo. E eu sou disso. Você sabe que eu sou disso? Na minha planificadora eu não aviso quando eu vou. Eu chego pela frente, pelo lado, eles nunca estão esperando, sempre pra ver se está tudo certinho”, completa.
“Isso é falta de uma equipe técnica forte. É isso que vai acontecer no nosso governo”, salienta, ressaltando que os cargos devem ser ocupados com critério técnico. “Nós vamos trabalhar com a iniciativa privada. Nós vamos dar desconto para empresas, vamos ter sim os melhores aparelhos para mamografia, prevenção da saúde da mulher, psicólogos 24 horas”, salienta, destacando a necessidade da contratação de médicos, bem como que, quando prefeito, irá ver o orçamento da saúde pública para compreender o setor público.
Centro Histórico
“No meu governo, 3% do valor total que nós recebemos, esse um bilhão e pouco pro ano que vem, serão destinados à assistência social, que será forte na minha gestão. Eu sou humano, sou humanista, o PDT é humanista, o PDT preza pela saúde, pela habitação, segurança, está tudo incluso. Nós vamos fazer essas pessoas moradores em situação de rua, em estado de vulnerabilidade, arrumar a vida deles, bem como nós vamos melhorar a segurança na Rua da Praia, no Centro Histórico até a Estação, nós vamos fazer isso”, afirma Magin, destacando que irá realizar um policiamento ostensivo dia e noite na Rua da Praia e Centro Histórico.
O candidato destaca que a Rua da Praia é a “menina dos olhos” e um dos principais cartões postais de Paranaguá. “Quanto ao nosso casario, nós precisamos conversar, fazer uma reunião urgentemente com todos os empresários do Paranaguá e vamos ao Ministério Público para ver o que nós podemos fazer dentro da lei, porque isso não se faz fora da lei. Nós precisamos recuperá-lo, sendo ele um cartão postal do Paraná. Temos tantos prédios aí já que foram demolidos, que caíram, geralmente podia se fazer de tudo, hoje não pode. Temos que aproveitar isso aí, fazer oficinas desses lugares que estão abandonados, agindo no meio da cultura, a cultura gosta desses lugares”, salienta.
Iluminação pública
Magin criticou os problemas nas trocas de lâmpadas na iluminação pública municipal nos últimos anos, destacando a necessidade de solucionar o problema na região central, nos bairros e na entrada de Paranaguá. “Eu não sei o que aconteceu para que não tivessem mais lâmpadas, algo que é péssimo para segurança pública”, destaca, relacionando que a iluminação possui relação direta com o aumento de segurança e beneficia a mobilidade urbana em Paranaguá.
Mobilidade urbana
“Fui muito criticado por ter o apoio do ex-prefeito José Baka Filho (PDT), um prefeito que trouxe para nós o BID I que, para quem não sabe, trouxe a Avenida Belmiro Sebastião Marques, a Domingos Peneda, o Parque Awaji, enfim, trouxe uma série de vantagens, onde outros prefeitos surfaram nessa onda e o Baka foi buscar lá atrás. Eu vou trazer o BID II, com isso nós iremos fazer outras vias de acesso, outros modais, é isso que nós vamos fazer. Queremos uma rede de ciclovia melhor e mais iluminada, o cidadão precisa ter segurança para vir de bicicleta”, afirma Magin.
Sobre o transporte coletivo, o candidato ressalta que irá atuar por meio de nova licitação, quando for feita pela sua gestão, com foco em trazer veículos mais dignos à população. “Eu acho que nós temos que ter um ônibus mais digno para Paranaguá, fica até feio essas latas velhas andando aí, muito feio e perigoso”, afirma o candidato. Ele destaca a necessidade de criar linhas de transporte coletivo para idosos, ressaltando que Paranaguá é uma cidade que está envelhecendo. “Ela está envelhecendo e nós não temos propósito nenhum, nós não temos plano nenhum para os nossos idosos”, complementa. Além disso, o candidato destaca a necessidade de padronização das calçadas para trazer mais segurança aos pedestres, com fiscalização contínua do município.
A entrevista na íntegra está disponível na página da Folha do Litoral News no Facebook.