Na tarde da sexta-feira, 6, a Justiça Eleitoral do Estado do Paraná, através do Juízo da 5.ª Zona Eleitoral (5.ª ZE) de Paranaguá, realizou Cerimônia de Diplomação dos Mesários com Deficiência (PCDs) que atuaram nas eleições municipais de 2024 em Paranaguá. O juiz eleitoral da 5.ª ZE, Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, fez a entrega dos diplomas aos mesários no Plenário da Câmara Municipal de Paranaguá junto aos vereadores Edilson Caetano, Isabelle Dias e Luizinho Maranhão que representaram o Legislativo na cerimônia.
Segundo o juiz, Dr. Leonardo Lago, um dos focos da Justiça Eleitoral no pleito de 2024 foi a inclusão social. “Esta é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de dar visibilidade e inclusão das pessoas com deficiência para participarem das eleições, ajudando o eleitor, indicando o local de votação, atuando junto aos eleitores quando eles chegam para fazer o seu voto. Hoje nós reconhecemos este trabalho e dedicação feito pelos mesários PCDs durante as eleições entregando um diploma reconhecendo o trabalho que foi realizado”, explica.
“Nesta semana tivemos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, então este tipo de medida feita pela Justiça Eleitoral visa justamente dar visibilidade para esta questão da inclusão social, reconhecendo o trabalho dessas pessoas e mostrando que podemos ter uma sociedade mais igualitária, justa e com oportunidade para todos, que é também um objetivo da democracia”, afirma o magistrado.
Inclusão e atuação nas eleições
Kauann Lagos Amorim atuou como mesário PCD nas eleições de 2024, onde ele destacou a importância da inclusão na atuação da Justiça Eleitoral. “A democracia aborda os vereadores, prefeito, deputados, senadores, governadores e presidente. A Justiça Eleitoral focou a inclusão neste ano por meio da atuação do TRE-PR em Paranaguá. Neste ano, mais uma vez, a gente votou e em 2026 iremos votar novamente”, afirma, destacando que a escolha dos representantes é essencial para setores públicos como segurança, saúde e educação.
Diplomação
O juiz eleitoral destacou também a expectativa para a diplomação dos eleitos que ocorrerá na próxima quarta-feira, 11, no auditório do Isulpar. “É uma data em que a gente basicamente entrega para a população os resultados das eleições, com os candidatos a vereadores que foram eleitos, bem como o prefeito e a vice-prefeita, para que eles possam com seu diploma serem empossados em 1.º de janeiro. Reconhecemos desta forma que fizemos a contagem dos votos, totalizamos todos os votos, julgadas todas as contas de campanha, entregando os diplomas para aqueles que foram eleitos escolhidos pelo voto popular”, explica.
“Os suplentes são diplomados, até o terceiro suplente, mas eles não estarão na cerimônia da quarta-feira, 11, por uma questão de local e da quantidade de convites, pessoas que poderiam estar lá, visto o tamanho do local, então não conseguiremos diplomar lá na cerimônia, mas a partir do dia 11 os suplentes podem baixar o seu diploma no site do TSE”, finaliza Dr. Leonardo Lago.