A Justiça Eleitoral, por meio da campanha “Se apronte pra votar”, está divulgando orientações importantes para os eleitores nas eleições municipais de 2024, que ocorrerão no próximo dia 6 de outubro.
O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcos Daniel Nicola, que presta serviços na 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, compartilhou dicas fundamentais para garantir um processo de votação mais tranquilo.
Nicola destacou a importância de os eleitores planejarem o horário de votação, que vai das 8h às 17h. “A Justiça Eleitoral pede a todos os eleitores e eleitoras de Paranaguá que se antecipem, votem pela manhã e evitem filas no final da tarde, porque fila gera atraso. O eleitor tem que esperar de 10 a 15 minutos, então já cumpra sua obrigação de cidadão pela manhã e fique tranquilo com seu dever cívico durante o dia”, recomendou.
Documentação obrigatória
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte, carteiras de órgãos profissionais, como OAB e CRM, Certificado de Reservista e Carteira de Trabalho (apenas no formato físico). A Certidão de Nascimento e a Certidão de Casamento não são válidas, pois não contêm foto.
Uma novidade para as eleições de 2024 é a possibilidade de o eleitor utilizar o número do CPF na hora da votação. “Em vez de digitar o título eleitoral, o mesário poderá digitar o CPF para confirmar o eleitor. Essa novidade vai facilitar o processo de identificação durante a votação”, explicou Nicola.
e-Título e justificativa eleitoral
Nicola também reforçou o uso do e-Título, que pode ser utilizado como documento de identificação se estiver com foto. O aplicativo também pode ser usado para justificativas eleitorais e para emitir certidões. “O e-Título é muito completo. O eleitor não deve deixar para a última hora para baixá-lo ou atualizá-lo. Garanta que tudo esteja em ordem, especialmente a foto, para o dia das eleições”, orientou.
Já para quem precisa justificar o voto no dia da eleição, é necessário ter em mãos o documento de identidade e o título eleitoral. Enfatizando que isso vale para eleitores que não votam em Paranaguá.
Colinha
Durante o processo de votação, o eleitor pode levar uma “colinha” com os números de seus candidatos, mas é proibido o uso de celular dentro da cabine de votação. Nicola ainda explicou a ordem de votação: primeiro o eleitor vota para vereador, digitando cinco números e confirmando; depois, vota para prefeito, com dois dígitos e, em seguida, confirma. “Ao final, o eleitor recebe o canhoto que comprova o cumprimento de suas obrigações eleitorais, além de sua participação ativa no processo democrático”, completou.
Dúvida na identificação
De acordo com a Resolução TSE nº 23.736/2024, caso haja dúvida quanto à identidade do eleitor, mesmo com a apresentação de documento oficial com foto, o presidente da mesa poderá solicitar uma checagem adicional, como a verificação dos dados no caderno de votação ou da assinatura do eleitor.
A Justiça Eleitoral reforça a importância de se preparar com antecedência, revisar a documentação e comparecer ao local de votação no início do dia para evitar imprevistos e garantir um processo rápido e seguro.