A Justiça Eleitoral, através da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, deu início à distribuição das 321 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste domingo, dia 6 de outubro, no município de Paranaguá.
Os equipamentos estão sendo enviados para os 44 colégios eleitorais do município, cobrindo tanto a área urbana quanto as ilhas e comunidades rurais.
De acordo com Sérgio Paulo Kawka, Chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral, a logística começou na sexta-feira com o envio das urnas para as ilhas e comunidades pesqueiras. “Já enviamos as urnas para a Ilha do Mel, em Nova Brasília e Encantadas, além de São Miguel (Tambarutaca) e Amparo. Esses locais receberam todos os materiais necessários, incluindo as urnas eletrônicas já preparadas e lacradas”, afirmou Kawka.
A distribuição das urnas para os colégios eleitorais da área continental de Paranaguá e da Ilha dos Valadares será realizada no sábado, 5 de outubro, a partir das 7h. “Pedimos que todos os colaboradores estejam a postos para receber os equipamentos. As urnas serão entregues pelos Correios e o processo será concluído no próprio sábado”, explicou Kawka.
Vistoria
Urnas Eletrônicas
Além da distribuição, a Justiça Eleitoral realizará uma vistoria nas urnas neste sábado. “Vamos verificar todas as urnas eletrônicas, conferindo a tabela de correspondência, data e horário, o número da seção e da zona eleitoral, entre outros detalhes técnicos. Esses testes são obrigatórios e serão realizados em todos os locais de votação”, explicou Kawka. Ele ressaltou que a vistoria é uma garantia de que tudo estará funcionando corretamente para o dia da eleição.
Orientação aos eleitores
Kawka ainda reforçou a importância de os eleitores verificarem com antecedência seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Recomendamos que todos façam uma consulta prévia no setor de autoatendimento do eleitor, para confirmar a situação do título e o local de votação, evitando os contratempos no dia da eleição”, finaliza o chefe de cartório.
A entrega das urnas e a preparação dos colégios eleitorais são etapas fundamentais para assegurar o pleno funcionamento das eleições municipais de 2024, garantindo que os eleitores possam exercer seu direito ao voto de maneira segura e organizada.