Na quinta-feira, 3, a Justiça Eleitoral de Paranaguá deu início à distribuição dos materiais que serão utilizados nas eleições municipais, marcadas para o próximo domingo, dia 6 de outubro.
A operação envolve o envio de materiais para os 44 colégios eleitorais que compõem a 5.ª Zona Eleitoral da cidade, onde funcionam 322 sessões de votação.
O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcos Daniel Nicola, destacou que a entrega dos materiais será concluída na sexta-feira, 4, com a distribuição dos materiais para todos os locais de votação. “As entregas das sacolas do presidente de sessão e também dos secretários de prédio encerram nesta sexta-feira. Esse processo é essencial para garantir a organização e o pleno funcionamento do pleito”, afirmou Nicola, frisando que a logística de distribuição é uma das etapas mais importantes na preparação das eleições.
Já as urnas começam a ser entregues nesta sexta-feira, 4, “Estaremos enviando as urnas eletrônicas de sessão nas comunidades de Amparo e Tambarutaca, e Nova Encantada e Brasília na Ilha do Mel, e no sábado pelos Correios, a partir das 8h da manhã, para todos os demais 40 locais de votação aqui do continente”, informa Nicola.
Logística
Ao todo, 108.345 eleitores estão aptos a votar em Paranaguá, e a logística organizada pela Justiça Eleitoral visa garantir que todos os colégios eleitorais estejam devidamente preparados para receber os eleitores no domingo.
Os materiais entregues incluem desde documentos essenciais para o registro de votação até os equipamentos que serão utilizados pelos mesários, como urnas eletrônicas, cabines de votação, listas de eleitores, entre outros itens.
“A equipe da 5.ª Zona Eleitoral, liderada pelo juiz eleitoral Dr. Leonardo Marcelo Mounic Lago, tem atuado de forma intensiva para que o processo ocorra dentro dos prazos estabelecidos, garantindo a segurança e a transparência da eleição”, disse Nicola enfatizando que a distribuição das urnas eletrônicas, em especial, é uma etapa se segue à risca um cronograma, e todo o cuidado tem sido tomado para que o transporte e a instalação sejam feitos de forma segura e eficiente.
A operação de distribuição é mais um passo na organização das eleições municipais de 2024, que conta com o trabalho de diversos mesários e fiscais, garantindo que o processo eleitoral transcorra de maneira justa e transparente.