Com a atualização do aplicativo e-Título, realizada no dia 1.º de setembro, a Justiça Eleitoral convida eleitores a baixar a nova versão do aplicativo com o máximo de antecedência possível, a fim de evitar possíveis problemas de conexão com a aproximação do primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro.
Como atualizar?
Basta acessar a aba de atualização de aplicativos do seu dispositivo (nas lojas virtuais Google Play e Apple Store) e clicar em “atualizar”. A última atualização do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de ajustes na melhoria de desempenho.
Basta o e-Título para votar?
Para votar, é preciso apresentar apenas um documento oficial com foto. Para que a eleitora ou o eleitor se identifique somente pelo e-Título, o seu perfil no aplicativo precisa apresentar foto, o que só ocorre mediante o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.
Funcionalidades
O e-Título permite obter a via digital do Título de Eleitor e o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastrados na Justiça Eleitoral. Nele, além de consultar o local de votação, é possível emitir certidões, justificar a ausência no pleito, acessar e emitir guias para o pagamento de multas, autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral e inscrever-se como mesário voluntário.
O que é o e-Título
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor/da eleitora cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: nome, filiação, zona eleitoral, situação cadastral e, ainda, pelo app é possível acessar o serviço para emitir a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais, dentre outros serviços.
Desde 2020, está mais fácil acessar o e-Título: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do número do título de eleitor. Além disso, a ferramenta está cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade e daltônicas em razão das alterações das cores do aplicativo para tons de azul.
O e-Título também poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição, desde que o eleitor esteja fora de seu domicílio eleitoral, bem como para justificar a ausência ao pleito após as eleições, desde que se possa comprovar a impossibilidade do exercício do voto.
O App pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.
Com informações do TRE-PR