conecte-se conosco

Eleições 2024

Eleições 2024: treinamento para mesários é realizado no Fórum Eleitoral de Paranaguá

Nesta semana, presidentes de seção e secretários recebem informações sobre como atuar na votação

Publicado

em

Eleições 2024

O Manual do Mesário e o aplicativo Mesário, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão disponíveis desde o começo do mês de agosto para aqueles que vão colaborar no dia 6 de outubro. Em Paranaguá, os treinamentos presenciais para eleitores que vão trabalhar em diversas funções já começaram no Fórum Eleitoral.

A programação segue neste mês para preparar presidentes de seção, auxiliares de justificativa e de acessibilidade, secretários de prédio, secretários, roteiristas e junta eleitoral. As pessoas que atuarão nas funções de 1.º e 2.º Mesários receberão treinamento on-line, através do Aplicativo Mesário.

Todos os eleitores que atuarão nas Eleições no dia 6 de outubro, junto a Justiça Eleitoral, já foram convocados para atuarem durante o pleito e comunicados sobre os treinamentos. 

O analista judiciário, Marcos Daniel Nicola, explicou como ocorre essa fase de preparação pela Justiça Eleitoral. “A Justiça Eleitoral iniciou os treinamentos de todos os colaboradores que vão trabalhar nas Eleições 2024. Os auxiliares de justificativa foram treinados no dia 3 de setembro, são 51 pessoas que vão atuar nos locais de votação, recebendo os eleitores que terão que justificar no dia, aqueles que não votam em Paranaguá. São eles que ajudam a preencher o requerimento”, disse Marcos.

“Sem mesário, não há eleição”, destacou o analista judiciário, Marcos Daniel Nicola

Os Auxiliares de Acessibilidade também já receberam treinamento. “Foram chamados 46 auxiliares, que receberão os eleitores com dificuldade de locomoção, deficientes visuais e auditivos, assim como outros. Vão dar assistência até o local de votação. Os secretários de prédio também já foram treinados no dia 5 de setembro, são eles que cuidam dos locais de votação no dia da Eleição e são responsáveis por todo o colégio eleitoral”, disse Marcos.

Na segunda-feira, 9, começou o treinamento para os mesários que irão atuar como presidentes de seção eleitoral. “Todos os colaboradores que forem treinados irão receber a parte teórica e prática para que no dia da eleição sintam-se seguros para receber o eleitor e conduzir todo o processo eleitoral democrático”, acrescentou Marcos. 

O treinamento inicia com um vídeo institucional, seguido da parte teórica e abertura para dúvidas. A equipe do Fórum Eleitoral também responde as dúvidas e ressalta as mudanças ocorridas para o pleito vigente. “Neste ano, o eleitor que digitar o número do CPF a urna vai aceitar, lembrando que é obrigatório o documento de identidade oficial com foto, entre outras novidades que os mesários conhecem em treinamento. A cada ano, a urna se aprimora, por isso também é necessário fazer a parte prática para receber bem o eleitor e conduzir bem todo o processo eleitoral”, destacou Marcos.

A novidade destas eleições são os treinamentos que ocorrerão nas ilhas e comunidades marítimas, como Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel (com início dos treinamentos nos dias 17 e 18, respectivamente); além de Amparo (dia 19) e Tambarutaca (dia 20).

Todos os mesários já foram convocados para atuarem durante o pleito e comunicados sobre os treinamentos em Paranaguá

Vantagem dos mesários

Entre as vantagens de ser mesária ou mesário, estão o auxílio alimentação no valor de R$ 60,00, direito a dois dias de folga por cada dia de atuação, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto em edital, vantagem de desempate em concursos públicos. No Paraná, quem trabalhar nas eleições também tem direito a meia-entrada em eventos culturais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) incentiva a participação de pessoas com deficiência (PcDs) ativamente no processo eleitoral como mesárias. Por meio do formulário no site do TRE-PR, as pessoas podem indicar sua deficiência no momento da inscrição como voluntárias. Isso ajuda a Justiça Eleitoral a conhecer as necessidades de todos, de forma que possa melhor atendê-los.

Com informações do TRE-PR

Em alta