Na quarta-feira, 11, acontecerá a cerimônia de Diplomação dos Eleitos, em Paranaguá, para o mandato de 2025 a 2028. O ato será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), através da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá.
- Prefeito eleito Adriano Ramos fala de transição e planos de governo em entrevista ao vivo na Folha do Litoral News
- Justiça Eleitoral realiza diplomação de mesários PCDs que atuaram nas eleições municipais de 2024
O evento ocorrerá a partir das 17h. “No dia 11 de dezembro, às 17h, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), será realizada a Solenidade de Diplomação do prefeito, da vice-prefeita e dos 19 vereadores eleitos, que assumirão seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2025”, informou a assessoria da Câmara Municipal de Paranaguá.
O chefe de cartório eleitoral da 5.ª Zona, Sérgio Paulo Kawka, detalhou os preparativos para a cerimônia de diplomação. “É uma cerimônia muito importante que simboliza o encerramento oficial das Eleições Municipais de 2024, que consagra a democracia e a vontade do eleitorado de Paranaguá. A expectativa nossa é que haverá lotação máxima no local do evento com vários familiares, amigos, convidados de todos os eleitos e autoridades convidadas a participar dessa cerimônia”, destacou.
Ao todo, serão diplomados os 19 vereadores eleitos no pleito do dia 6 de outubro de 2024, as Eleições Municipais. Além disso, também serão diplomados prefeito eleito do município, Adriano Ramos (Republicanos), e a vice-prefeita eleita, Fabiana Parro (União Brasil).
Os vereadores eleitos e que serão diplomados na quarta-feira, 11, são: Marcelo Péke “Bocudo” (Republicanos); Tenile Xavier (PSD); Mari Leite (Agir); Renan Britto (PP); Fabio Santos (PSDB); Ricardo dos Santos (PP); Welington Frandji (Podemos); Halleson Stieglitz (União Brasil); Aldo Neves (MDB); Chiquinho (União Brasil); Marcio Gigante (Republicanos); Lindonei do Nascimento (PSD); Edilson Caetano (Republicanos); Luizinho Maranhão (PL); Edu (Podemos); Adalberto Araújo (Republicanos); Irineu Cruz (União Brasil); Lena da Farmácia (Republicanos); e Giovanne Martins (Novo).
“Além da presença massiva da imprensa local, teremos várias autoridades do município de Paranaguá que já foram convidadas, que já confirmaram a presença no evento e esperamos que seja realizada uma cerimônia de diplomação de forma organizada, de forma pacífica e que a gente possa celebrar a democracia de uma forma plena através de um gesto, de um símbolo, que é o diploma que será entregue a todos os candidatos eleitos a cargo de prefeito, vice-prefeito, vereadores”, contou Kawka.
A diplomação é o ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Com a entrega do diploma, a Justiça Eleitoral atesta quem são as pessoas que se elegeram – e também as suplentes.
Trata-se de um ato previsto no Código Eleitoral e no art. 218 e subsequentes da Resolução n.º 23.611/2019. Nos diplomas, constam o nome da pessoa, a indicação do partido ou da coligação pela qual concorreu, o cargo ou a sua classificação como suplente e outros dados, a critério da Justiça Eleitoral.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“Contamos com a presença de todos os convidados, familiares, amigos, a imprensa local de Paranaguá, para prestigiar esse evento que será realizado no município de Paranaguá”, convidou o chefe de cartório eleitoral da 5.ª Zona, Sérgio Paulo Kawka.
POSSE DOS ELEITOS
A Cerimônia de Posse da futura legislatura municipal será realizada no dia 1° de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de Paranaguá. O horário do evento ainda será divulgado.