Eleições 2024

Candidato a prefeito Renato da Auto Escola Emanuel apresenta propostas a Paranaguá

Ele abordou principais diretrizes do seu Plano de Governo para a cidade

e2stawg

Na tarde da sexta-feira, 6, o candidato a prefeito de Paranaguá nas Eleições Municipais 2024, Renato Souza dos Santos, o Renato da Auto Escola Emanuel (PMB), apresentou suas propostas para a cidade na série de entrevistas da Folha do Litoral News. Desde o início desta semana, os candidatos têm a oportunidade de mostrar suas ideias ao vivo pela página do jornal no Facebook.

Entre os temas apresentados para ele durante a entrevista estão turismo, Porto de Paranaguá, saúde, educação e segurança. Confira quais são as propostas do candidato Magin para o município de Paranaguá:

Turismo

“Paranaguá tem a linha férrea, a Estação Ferroviária que não chega trem, a gente vê hoje o turismo zerado. Não existe turismo aqui. Uma cidade que tem um ambiente favorável, temos ilhas, o Centro Histórico que falta revitalizar. Quero investir pesado em turismo, nas ilhas, na área de culinária, primeiro temos que tornar Paranaguá uma cidade habitável para nós, onde tenhamos o prazer de sair e visitar a cidade e consequentemente o turismo virá automaticamente. Hoje são milhões que a gente perde por ano no turismo porque Paranaguá saiu da rota do turismo”, afirma Renato da Auto Escola Emanuel, destacando o barreado, que atualmente é um prato carro-chefe do turismo em Morretes e Antonina pelo fato do turismo estar “engessado”, segundo ele. 

“Quero desengessar. Vou buscar um ambientalista, um especialista em Turismo, para que a nossa cidade possa prosperar a nível espetacular na área do turismo”, afirma o candidato.

Porto de Paranaguá

Renato frisa a necessidade de abrir novas vias em Paranaguá para alavancar a infraestrutura e a questão portuária, frisando que as rodovias estão ultrapassadas atualmente, destacando também o viés turístico de acesso à cidade. “Temos também a possibilidade de construir novos pátios que agreguem os caminhoneiros, para que eles não precisem ficar do lado da rodovia, onde muitos deles são assaltados, roubados em pneu, combustível, bateria e não tenham a dignidade muitas vezes, por não ter um pátio também, de ir no banheiro, tomar um banho, enfim. Hoje o caminhoneiro em Paranaguá é humilhado, seja interno ou externo, pela estrutura que não tem”, salienta, destacando a demora em congestionamentos para realizar os fretes.

Saúde

O candidato ressalta que conta com o candidato a vice-prefeito, Marcelo Capraro, que é médico e atuará na questão da saúde pública municipal com conhecimento técnico. “O primeiro passo que sentamos e conversamos muito sobre isso é a construção do Hospital Municipal que irá atender as demandas que a UPA e o Hospital Regional não conseguem atender”, ressalta, frisando a possibilidade de convênios com hospitais particulares e clínicas, fazendo com que os pacientes não tenham mais que sair de Paranaguá para contar com atendimento especializado e tratamentos. 

“Vamos incluir a saúde nas escolas, criando uma bancada de médicos e enfermeiros, indo em cada escola, examinando aluno por aluno, conseguindo fazer aquele trabalho que hoje não consegue ser feito, porque a demanda é muito grande, fazendo uma avaliação detalhada de cada criança, chamando os pais e expondo a situação”, ressalta, destacando a importância do atendimento médico infantil e preventivo. Outra proposta de Renato é a criação de um aplicativo para consultas médicas na rede municipal de saúde. 

“É necessário fazer a unificação das forças de segurança, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, tudo em um local, fica bem mais fácil fazer uma gestão e administração na segurança”, afirma Renato da Auto Escola Emanuel

Educação

O candidato ressalta o foco em mudar a educação para o modelo cívico-militar em Paranaguá. “Em município próximo este modelo já existe com mais de 90% de aceitação de pais, professores e alunos pelo estilo de educação. Temos uma base que este modelo vai dar certo, já sabemos disso. Outro detalhe é ajudar os próprios professores, deixar um tempo para eles, pois muitos deles não conseguem fazer uma consulta médica, um tratamento, contando com muitos problemas de garganta por falar o tempo todo, entre outros, não tendo tempo para fazer uma consulta, tendo dignidade para isso”, afirma Renato da Auto Escola Emanuel, salientando também a necessidade de valorização de profissionais da Educação e alunos que tenham destaque, concedendo a escolas e salas a possibilidade de conceder viagens, incentivando professores e estudantes. 

“Queremos formar a escola em tempo integral para esta criança, incluindo práticas esportivas, modalidades, falando do esporte no geral, não somente em uma ou duas categorias”, salienta Renato, destacando que focará a construção de novas creches e adoção de horários diferenciados, beneficiando a geração de renda nas famílias parnanguaras. “Estamos elaborando também outros projetos junto com os professores, com a base da educação, que terão a oportunidade de nos ajudar a montar os projetos”, afirma, frisando ainda o treinamento dos educadores com profissionais locais e criação das escolas técnicas que possam zerar o desemprego em Paranaguá. “Temos que aprimorar o Centro do Autismo, levando mais conhecimento, acolhendo essas crianças e também orientar os pais e famílias”, completa, frisando o trabalho forte na Educação Especial.

Segurança

“Temos que ampliar as câmeras digitais de segurança que hoje estão sendo aplicadas. Este projeto, que já existe, tem que ser ampliado e contar com mais investimentos, para que a Guarda Municipal e a Polícia Militar tenham acesso. É necessário fazer a unificação das forças de segurança, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, tudo em um local, fica bem mais fácil fazer uma gestão e administração na segurança”, afirma Renato, destacando a necessidade de valorização e motivação dos guardas civis municipais, com aumento salarial. 

“Vejo que esses profissionais da segurança pública hoje estão à mercê da bandidagem, porque o Estado e o município deu uma arma profissional, se deu uma arma e houver a necessidade ele tem que utilizar. Nessa utilização, se ele for representado contra, ele tem que pagar advogado do próprio bolso para se defender. Pretendemos montar uma bancada de advogados para preservar esse policial, esse agente de trânsito, onde houve um confronto, um combate, com ele não precisando tirar o dinheiro do bolso e nós darmos proteção. Se o policial, se o agente de trânsito, o guarda municipal está para defender a população, a gestão tem que proteger ele também”, ressalta Renato.

*A entrevista na íntegra está disponível na página da Folha do Litoral News no Facebook.

Você também poderá gostar

Candidato a prefeito Renato da Auto Escola Emanuel apresenta propostas a Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Candidato a prefeito Renato da Auto Escola Emanuel apresenta propostas a Paranaguá

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.