Eleições 2024

Candidato a prefeito Magin apresenta suas propostas para a cidade de Paranaguá

Ele falou sobre as ideias que defende para a gestão municipal

oi8y427

O candidato a prefeito de Paranaguá nas Eleições Municipais 2024, Magin Valencio Neto (PDT) apresentou suas propostas para a cidade na série de entrevistas da Folha do Litoral News, na tarde de quinta-feira, 5. Desde o início desta semana, os candidatos têm a oportunidade de mostrar suas ideias ao vivo pela página do jornal no Facebook.

Entre os temas apresentados para ele durante a entrevista estão turismo, Porto de Paranaguá, saúde, educação e segurança. Confira quais são as propostas do candidato Magin para a cidade de Paranaguá.

yqb6ggr
Magin defende o crescimento do turismo em Paranaguá por meio da realização de festas e a divulgação para fora da cidade

Turismo

Magin defende o crescimento do turismo em Paranaguá por meio da realização de festas e a divulgação para fora da cidade. “O turismo hoje em Paranaguá só existe, praticamente, no verão. Sou a favor das festas que acontecem, mas acredito que devem ser vendidas para fora de Paranaguá. Antigamente, se vendia as festas em feiras e, com isso, vinham turistas de fora. Esses turistas realmente deixam dinheiro na cidade como a festa dos motoqueiros, quando lotam todos os hotéis não só de Paranaguá, como do litoral”, disse Magin.

Para ele, o turismo também pode ser uma oportunidade de geração de empregos na cidade.

“O que nós temos hoje é muito bom, com esses navios chegando, mas eu faria mais. Eu daria emprego a atores, figurantes, para fazerem encenações no Centro Histórico de Paranaguá. Também temos o turismo silencioso, temos o turismo ecológico, temos o turismo nas ilhas, não temos só um tipo de turismo. Nós temos que investir mais nesses turismos, nas ilhas principalmente, nós queremos que venha o dinheiro para cá. Claro que são beneficiados ambulantes e tal, só que tem que ter um meio-termo para todos ganharem, não só um”, enfatizou Magin.

Porto de Paranaguá

Durante a entrevista, Magin ressaltou a importância da contratação de mais trabalhadores no porto. “Precisamos que o porto se dedique mais à cidade, porque tanto se tira daqui. Para a cidade se devolve muito pouco, temos que ficar em Curitiba pedindo migalhas para Paranaguá. Fazem pouco e acham que dão muito para nós. O porto traz muitos problemas para a cidade e o que se devolve é muito pouco”, destacou.

Questionado sobre a verticalização da cidade, Magin falou sobre a necessidade de preparar a malha viária. “Eu considero hoje o transporte de Paranaguá parecido com o da Índia. Não falta mais nada. Porque aqui a bicicleta passa do lado direito, o cavalo, o trem, é tudo. Você tem que prestar atenção. Eu acho que quem dirige Paranaguá dirige em qualquer cidade do mundo. Tem que ter um Plano Diretor muito bem feito. A malha viária tem que ser refeita. Nós temos que fazer as marginais, é essencial para Paranaguá. E dessa maneira nós vamos chegar ao século XXI, porque nós estamos parados no século 19”, frisou Magin.

Saúde

Sobre os desafios na área da saúde, para garantir serviços efetivos e acessíveis à população, Magin defende que a pasta seja administrada por uma pessoa da área da saúde.

“Na verdade, não precisamos construir nada, precisamos só de mais aparelhamentos e médicos que realmente tenham capacitação para essas máquinas de geração tão modernas. Se não tiver, nós vamos colocar mais. Eu também quero criar em Paranaguá, como já foi criado em outras cidades, um banco genético. Porque quando você chegar na idade mais velha, o próprio município já vai saber o que seus pais e avós tinham. Dessa maneira, a gente vai criar a prevenção e, com isso, serão menos custos depois”, ressaltou Magin.

Outra proposta do candidato para a área da saúde, é um projeto que leva o médico até a casa das pessoas mais idosas, além de investir em mais psicólogos para atender a população.

“Elas não precisarão ir até o posto de saúde. Essas pessoas já têm até problemas de locomoção. Conosco, o atendimento vai ser em 15 minutos. Teremos psicólogos na saúde. Hoje, o maior problema do ser humano é a parte mental. Estamos ficando doentes mentalmente, essa correria do dia a dia, essa coisa de ter que dar certo, de ter que conseguir dinheiro. E na parte da mulher, a mulher tem o problema da depressão pós-parto, isso é muito perigoso. Às vezes nem sabem que estão com depressão pós-parto. Isso é muito importante no nosso governo”, afirmou Magin.

Educação

Ele afirmou que a educação é bandeira do seu partido, o PDT. “Precisamos de escola integral que funcione, escolas que não sejam depósitos de crianças, que deem condições das crianças terem oficinas de pintura, esportes também, porque você coloca o aluno lá, ele tem aula pela manhã e à tarde ele fica dentro da escola, mas fica ocioso. O traficante está na porta esperando o seu filho, só observando, mente vazia, oficina do diabo. Vamos dar condições aos nossos alunos, melhorando os materiais escolares, fazendo reciclagem dos professores, cursos, eu acho que assim nós vamos caminhando para o século XXI, porque Paranaguá está atrasada”, declarou o candidato Magin.

Segurança

O candidato acredita que a segurança pública pode melhorar com novas viaturas e a utilização de tecnologia.

“No meu governo, não vai ter essa mortalidade que está tendo, essas execuções, isso é um absurdo. Isso de maneira alguma. Como nós vamos fazer isso? Com viaturas novas, com drones, com mais câmeras na cidade. É o momento de fazer funcionar esse policiamento na rua. Se precisar fazer mais concursos, vamos fazer. Nós precisamos colocar os GCM’s na rua, trabalhando. Talvez fazer até uma polícia investigativa junto, com integração com Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, que é tão importante”, concluiu Magin.

*A entrevista na íntegra está disponível na página da Folha do Litoral News no Facebook

Você também poderá gostar

Candidato a prefeito Magin apresenta suas propostas para a cidade de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Candidato a prefeito Magin apresenta suas propostas para a cidade de Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.