conecte-se conosco

Eleições 2024

Candidata a vice-prefeita, Camila Roque apresenta propostas de campanha na Folha do Litoral News

Ela faz parte da coligação “Paranaguá Segue em Frente” junto ao candidato a prefeito, André Pioli

Publicado

em

Série de entrevistas com candidatos e candidatos a vice-prefeito foi iniciada com Camila Roque na tarde da terça-feira, 10

Na tarde da terça-feira, 10, foi iniciada uma série de entrevistas ao vivo na página no Facebook da Folha do Litoral News com as candidatas e candidatos a vice-prefeito de Paranaguá nas eleições municipais de 2024. A entrevista foi realizada na sede do jornal, com duração de 22 minutos. Ao longo desta semana, um candidato por dia, definido por ordem alfabética, apresentará suas ideias e propostas. A primeira entrevistada foi o candidata Camila Roque (AGIR), que faz parte da coligação “Paranaguá Segue em Frente”, com o candidato a prefeito, André Pioli (PSD), contando com as siglas PP, MDB, PL, PRD, AGIR, PSD e Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no DivulgaCand.

Entre os temas apresentados pela candidata durante a entrevista estão protagonismo feminino na política, saúde, educação e enfrentamento à violência contra a mulher.

Protagonismo feminino

Segundo a candidata Camila Roque, ela destacou que em sua atuação na administração pública sempre teve as portas abertas, sem sofrer preconceito por ser mulher, entretanto “sei que a minha vida é uma exceção”. “Eu não passei por isso, mas eu sei que não é a realidade de outras mulheres, então na minha vida política eu quero abrir espaço para outras mulheres, eu quero ser a voz delas, mas além disso, quero ter comprometimento com a sociedade de forma geral, com o compromisso com o trabalho com a sociedade, fazendo sempre aquilo que é bom para o coletivo”, destaca. “Se depender de mim, teremos muitas políticas públicas voltadas para as mulheres, para jovens, para as crianças, para as mães de família, para as idosas, então podem contar com meu compromisso e isso também”, completa.

Saúde

Roque destaca que a sua atuação na saúde pública e a saúde da mulher será fruto de um trabalho da sua gestão junto ao candidato a prefeito, André Pioli. “Tenho uma preocupação muito grande com a saúde da mulher. Nós temos hoje o Centro Especializado da Saúde da Mulher, que fica ao lado da Secretaria de Saúde, mas ele ainda é muito pequeno. A gente pretende ampliar esse serviço, ampliar, por exemplo, a colocação do DIU, o atendimento pré-natal, e a gente quer buscar um espaço diferenciado para isso, ampliar”, destaca, frisando a ampliação do atendimento mais humanizado já existente, com foco no pré-natal diferenciado, algo já feito nas unidades de saúde. Ela destaca a vinda da unidade do Hospital Erasto Gaertner na gestão do prefeito Marcelo Roque com exames de mama, prevenção ao câncer, quimioterapia, não necessitando mais que pacientes tenham que ir a Curitiba para isso. “Temos uma grande vontade de trazer a radioterapia para a cidade, então a gente começa o diagnóstico na prevenção com essa unidade avançada de saúde da mulher e na pior hipótese a gente ainda consegue fazer esse tratamento no município”, destaca.

A candidata salienta que o município atua na saúde básica e as especialidades são fruto da atuação do Governo do Estado. “Graças à parceria que o André Pioli tem com o Governo do Estado, o único candidato que tem a parceria com o Governo do Estado de verdade, já fez um acordo e já está sendo construído na Antiga Santa Casa o Ambulatório Municipal de Especialidades (AME)”, explica. “Nós também vamos colocar o pronto atendimento em algumas unidades de saúde, desafogando também a UPA”, afirma Camila, salientando que a gestão do prefeito Marcelo Roque teve que construir do zero a saúde pública desde 2017, fazendo muita coisa, onde Pioli atuará para ampliar isso ainda mais. 

“A gente pretende ampliar o programa da Casa da Mulher Parnanguara e também fazer um centro de acolhimento para que essa mulher possa fazer esse Boletim de Ocorrência em um local diferenciado”, complementa, destacando também a atuação em situações de assédio e outras violências, afirma a candidata a vice-prefeita

Educação

“A educação é uma área que é a minha paixão. Sempre fiquei dividida entre a educação e a comunicação. E aí consegui a proeza de juntar essas duas coisas. Nós fizemos um pedido de uma política pública, uma lei, que inclui no currículo municipal a educomunicação, que é a junção da comunicação com a educação, como metodologia de ensino. A gente avançou muito nisso”, ressalta Roque, destacando a atuação ampliada desta área durante a pandemia. Outros avanços da última gestão que a candidata pretende ampliar é a educação ambiental e educação no trânsito. “Temos que cuidar da base do servidor. O André tem uma proposta que é dar o 13.º auxílio-alimentação e o 14.º auxílio-alimentação a partir do ano que vem, reajustar o auxílio-saúde a partir de janeiro para R$ 500,00 e também dar o 13.º e 14.º auxílio à saúde durante o ano, isso em julho e em dezembro, os dois auxílios. E é isso que é viável fazer porque conhecemos de administração, a gente sabe como funciona e não vamos vender ilusão para o povo, prometendo o que não pode ser cumprido”, completa.

Camila destaca a necessidade de ampliar investimentos na saúde do servidor e do professor, bem como parcerias para formação dos educadores já existentes, ressaltando o foco na qualidade do ensino. “Queremos fazer um programa de formação onde o educador possa buscar essa formação fora da cidade, fora do estado, inclusive fora do país, podendo trazer isso para o município e agregando isso no conhecimento da nossa cidade. O Governo do Estado tem um programa parecido com os jovens”, ressalta, frisando a oportunidade de trazer essa experiência positiva para os alunos nas salas de aula. 

Enfrentamento à violência contra a mulher

“É inaceitável que nos dias de hoje a gente ainda tenha que falar sobre isso, mas infelizmente ainda acontece. O homem, como provedor do lar na maioria das vezes, acaba cerceando essa mulher de fazer uma denúncia, de procurar os seus direitos. Pensando nisso, nós fizemos aqui em Paranaguá, a Casa da Mulher Parnanguara”, afirma a candidata, ressaltando o acolhimento de mulheres que enfrentam violência doméstica, retirando elas das casas dos agressores, resguardando sua integridade física e vida, inclusive acolhendo neste espaço os seus filhos e até mesmo animais de estimação. “A gente pretende ampliar o programa da Casa da Mulher Parnanguara e também fazer um centro de acolhimento para que essa mulher possa fazer esse Boletim de Ocorrência em um local diferenciado”, complementa, destacando também a atuação em situações de assédio e outras violências enfrentadas pelo público feminino.

A oferta de emprego e inserção no mercado de trabalho é também outro foco da sua candidatura e da atual gestão que será ampliada, segundo ela. “Hoje a Secretaria da Mulher oferece cursos de formação das mais diversas áreas, desde corte e costura até operação de máquinas pesadas no Porto do Paranaguá”, explica. “É algo que já está em andamento e a gente precisa ampliar, e sabemos como fazer, esse é o diferencial”, finaliza Camila Roque.

Em alta