conecte-se conosco

Eleições 2024

André Pioli apresenta suas propostas em uma nova rodada de entrevistas da Folha do Litoral News

A conversa aconteceu na tarde de quinta-feira, 26

Publicado

em

Na entrevista, o candidato André Pioli também destacou os avanços já realizados na Ilha dos Valadares, e se comprometeu a pavimentar 100% da ilha

Dando sequência à segunda rodada de entrevistas ao vivo na página no Facebook da Folha do Litoral News com os candidatos à Prefeitura de Paranaguá nas eleições municipais de 2024, foi realizada na tarde da quinta-feira, 26, uma conversa com o candidato André Luiz Pioli Bernascki (PSD), da Coligação Paranaguá Segue em Frente, composta pelos partidos PP, MDB, PRD, AGIR, PSD, PL e Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA). 

Entre os temas apresentados durante a entrevista estão o atendimento da UPA, Centro Histórico, Iluminação Pública e Mobilidade Urbana.

Ao longo desta semana, na sede do jornal, estão sendo entrevistados um candidato ao Executivo por dia, onde eles estarão falando das propostas e ideias para a cidade de Paranaguá.

Confira quais são as propostas do candidato André Pioli para o município de Paranaguá:

UPA

Durante a entrevista, Pioli citou os avanços obtidos na área da saúde, como a construção de novos postos de saúde, a chegada do Hospital Pequeno Príncipe e a criação da UPA. No entanto, destacou a dificuldade em contratar médicos. “O problema é que o médico formado tem a opção de trabalhar no setor privado, ganhando cerca de 50 mil reais, ou optar pelo serviço público, recebendo apenas 15 mil. Isso cria uma disparidade difícil de superar, o que limita a contratação de novos médicos”, afirmou Pioli que, no entanto, vê uma solução no horizonte. “O município aprovou o aumento, que permitirá contratar mais médicos na próxima gestão”, explicou, afirmando que a melhoria no atendimento da UPA e dos postos de saúde virá com a contratação de mais profissionais.

Além disso, Pioli revelou uma importante parceria entre o atual prefeito e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, para a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Paranaguá, o que contribuirá para zerar as filas de consultas em especialidades médicas.

Centro Histórico

O Centro Histórico foi outro ponto abordado, e o candidato destacou a problemática dos moradores em situação de rua. “Hoje, esses moradores estão alocados em um prédio ao lado do Iate Clube, mas nossa intenção é deslocar essa casa de apoio para uma área mais próxima ao porto, mas em área central”, afirmou.

Pioli enfatiza a importância de entender e respeitar as razões que levam essas pessoas a viverem nas ruas, mas também ressaltou a necessidade de oferecer suporte profissional e psicológico para aqueles que desejam mudar de vida. “Queremos oferecer um tratamento diferenciado para aqueles que não conseguem sair dessa situação sozinhos”, disse o candidato.

A revitalização do Centro Histórico, segundo Pioli, passa também pela limpeza pública e pela reestruturação das calçadas, ponto sensível devido à regulamentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “Precisamos buscar alternativas para modernizar as calçadas e torná-las acessíveis a todos, respeitando o patrimônio histórico da cidade”, afirmou o candidato, que também destacou a importância de um programa amplo de calçamento, especialmente nos bairros.

Iluminação pública

Um dos questionamentos levantados durante a entrevista foi a iluminação pública, que, segundo Pioli, sofreu com a desistência de uma empresa responsável pela obra, que abandonou o serviço durante sua execução. O candidato ressaltou que o problema já foi solucionado, após a abertura de um novo processo licitatório.

Para evitar futuros transtornos, Pioli sugere contratos de maior duração, com processos licitatórios mais rápido e amplo. “As empresas precisam respeitar os contratos. O problema não foi falta de pagamento, mas uma decisão unilateral da empresa em abandonar o serviço”, explicou, enfatizando que é crucial garantir a continuidade da prestação de serviços essenciais como a iluminação pública.

Mobilidade Urbana

Outro tema abordado na entrevista foi a mobilidade urbana. Pioli reconheceu que o crescimento da cidade e o aumento do número de caminhões têm impactado o trânsito local, especialmente nas regiões de entrada e saída do município. Para resolver esses problemas, o candidato propôs a construção de novas vias e viadutos. Um dos projetos citados por Pioli envolve a revitalização da Avenida Bento Rocha, com a criação de avenidas marginais e a construção de um viaduto para facilitar o tráfego na região.  Ele também mencionou a construção de um viaduto na Roque Vernalha e na Coronel Santa Rita, como parte de uma compensação feita pelo Porto de Paranaguá, que atualmente está expandindo sua capacidade para receber mais trens e vagões por dia. “O porto tem crescido, e isso é bom para a economia local, mas também traz desafios de mobilidade que precisam ser solucionados”, externou.

Pioli também destacou os avanços já realizados na Ilha dos Valadares, como a construção da ponte, e se comprometeu a pavimentar 100% da ilha e melhorar o trânsito local com um trabalho de engenharia.

A entrevista completa está disponível na página do Facebook da Folha do Litoral News, onde os eleitores podem conferir todas as respostas e propostas do candidato.

Em alta