conecte-se conosco

Eleições 2024

André Pioli apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News

Candidato foi entrevistado na tarde da terça-feira, 3

Publicado

em

Entre os principais temas apresentados por Pioli estiveram saúde, educação, segurança, turismo e relação entre Porto e cidade

Dando sequência à série de entrevistas ao vivo na página no Facebook da Folha do Litoral News com os candidatos à Prefeitura de Paranaguá nas eleições municipais de 2024, na tarde da terça-feira, 3, o entrevistado foi o candidato André Pioli (PSD). Ao longo desta semana, na sede do jornal, serão entrevistados um candidato ao Executivo por dia, com definição da sequência por ordem alfabética, algo que foca as propostas a ideias de cada um para Paranaguá e em prol da população do município. 

Entre os principais temas apresentados por Pioli durante a entrevista estiveram turismo, Porto de Paranaguá, saúde, educação e segurança. 

Turismo

O candidato André Pioli explicou a importância do navio de cruzeiro a Paranaguá. “Nós trouxemos os  navios de passageiros, que foi uma conquista que tivemos pelo Porto, acreditando na cidade. O Porto não lucrou nada com a chegada dos navios de passageiros, mas foi uma compensação à cidade, um querer fazer a cidade se desenvolver, algo que faz parte da relação entre Porto e cidade, gerando mais de 2 mil oportunidades de trabalho durante quatro meses. Então, a gente precisa trazer mais companhias, fizemos isso logo na saída”,  destacando a chegada de mais companhias de cruzeiros a Paranaguá na próxima temporada e novas rotas durante o ano todo, salientando também o diálogo junto à Portos do Paraná e Governo do Estado para construção do terminal marítimo de passageiros em Paranaguá.

“Toda a orla, desde a Oceania até a ponte da Ilha dos Valadares, já tem um projeto que o governador Ratinho Júnior fez de revitalização de tudo aquilo com o grande arquiteto Ricardo Amaral que vai fazer Paranaguá ficar diferenciada”, afirma Pioli, destacando a construção de trapiches nas ilhas, dando dignidade aos moradores das comunidades e atraindo turistas ao contexto insulano parnanguara, com gastronomia e geração de empregos.

Porto de Paranaguá

“Paranaguá é uma cidade de economia portuária, 70% dos empregos gerados na nossa cidade e do que entra no caixa da Prefeitura é da economia portuária. Precisamos cuidar da economia portuária, investir mais nesta sintonia entre Porto e cidade, ajudando ambos a prosperar. Tenho certeza que se a gente ajudar, formos agentes facilitadores das empresas, muitas empresas se instalarão e farão essa ponta de trabalho, em que a peça chega a Paranaguá e pode ser montado aqui mesmo o produto, sendo exportado daqui, não precisando ir para outro lugar para ser construído”, ressalta André Pioli.

O candidato ressalta a importância de investimentos realizados pela Portos do Paraná em infraestrutura e na cidade, salientando a necessidade de mobilidade urbana com novas pontes nos bairros e nova concessão da Avenida Ayrton Senna, com viadutos, trincheiras, ciclovias e marginais. “Já deixamos alinhado pelo Porto antes de sair uma compensação por parte do Moegão a construção de um novo viaduto nas avenidas Roque Vernalha e Santa Rita sob os trilhos, isso vai dar uma vida diferente para todos que moram nos bairros desta região, trazendo uma mobilidade diferenciada”, frisa.

“A cidade é uma obra inacabada e sempre em evolução. Paranaguá é hoje uma cidade com 160 mil habitantes, daqui a pouco terá 200, 250 mil habitantes, onde precisamos estar investindo e pensando no futuro. O investimento na educação é essencial”, ressalta André Pioli

Saúde

O candidato do PSD frisou que o investimento em saúde é um desafio em todo o Brasil. “Vamos investir muito nesta área. O prefeito Marcelo Roque tem feito investimentos essenciais na área de saúde. A construção da UPA foi um ponto muito positivo, é um grande aparelho público. A chegada também do Erasto Gaertner a Paranaguá pelo prefeito Marcelo Roque concedeu dignidade às pessoas que precisam fazer tratamento contra o câncer poder tratar aqui em Paranaguá com quimioterapia, não enfrentando mais o drama de ter que ir a Curitiba fazer o tratamento, esperar a van para poder voltar após toda aquela angústia e dor. Isso foi resolvido, eu quero investir mais, trazendo a radioterapia e outros tratamentos nesta área”, salienta.

Pioli destacou a importância da chegada do Hospital Pequeno Príncipe a Paranaguá e investimento no tratamento de saúde das crianças do município. “Têm fatos que precisamos avançar. Quero fazer com que os postos de saúde tenham pronto-atendimento, então contratar profissionais para que esses postos tenham este pronto-atendimento, aumentar as equipes do Médico da Família, que são 33 hoje e quero colocar de imediato 45, contratando mais profissionais para esta área”, afirma, destacando a proposta de implantar uma Clínica de Olhos no município, com atendimento oftalmológico aos cidadãos, bem como investimentos no atendimento de especialidades médicas, com a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em andamento, algo que ele destaca ter dialogado junto ao prefeito com o governador Ratinho Júnior, assim como a nova maternidade que está sendo construída pelo Governo do Estado.

Educação 

“Temos muitas escolas e CMEI´s na nossa cidade com muitos profissionais da educação que precisam de muitos investimentos. O prefeito Marcelo Roque tem feito muitos investimentos, principalmente nos profissionais, aumentando salário, concedendo vale-refeição, vale-saúde, aumentando muito a qualidade de vida de todos. Quero manter o Piso Nacional, se possível até elevar, quero fazer as progressões que os profissionais de Educação precisam, tanto na horizontal, quanto na vertical, que é por tempo de serviço ou cursos específicos”, afirma Pioli, destacando o investimento em cursos, “com os profissionais viajando, conhecendo o mundo e trazendo de lá novas oportunidades para Paranaguá com o seu conhecimento”, acrescenta.

O candidato destacou a continuidade de investimentos na educação municipal, com mais vagas nas escolas e CMEI´s, construção de mais unidades de ensino. “A cidade é uma obra inacabada e sempre em evolução. Paranaguá é hoje uma cidade com 160 mil habitantes, daqui a pouco terá 200, 250 mil habitantes, onde precisamos estar investindo e pensando no futuro. O investimento na educação é essencial”, completa, destacando a valorização da cultura e da identidade das novas gerações com Paranaguá.

Segurança

“O primeiro passo para se investir em segurança é trazer empresas para se instalar aqui, gerar emprego, se o jovem tiver a oportunidade de trabalhar ele não vai para o mundo do crime. Se o herói do jovem for o trabalhador, não vai ser aquele menino da esquina que talvez, por falta de oportunidade, foi para o caminho errado. Eu não sou ninguém para julgar ninguém, está longe de mim isso”, explica Pioli, frisando a geração de oportunidades aos jovens, com investimento em educação e cultura. “Vou ter uma relação muito próspera entre todas as forças policiais, com investimentos importantes dentro da Guarda Civil Municipal, investimentos no salário dos profissionais da Guarda, em totens nas escolas, não quero ver guarda dentro da escola da vigia, guarda tem que estar na rua, na ROMU, temos que investir ainda mais em equipes da ROMU”.

Pioli reforça a necessidade de investimento em totens e tecnologia nas escolas, bairros e em todo o município. “Paranaguá é uma cidade com poucas entradas e saídas, se a gente tiver um monitoramento da cidade toda, saberemos tudo que está acontecendo em todos os segmentos. Vou investir muito, assim fiz lá no Porto como diretor de desenvolvimento empresarial na área de tecnologia que abrangia dentro da minha diretoria e investimos muito”, ressalta, destacando a redução das vazadas em Paranaguá, algo feito entre união das forças policiais da União, Estado, Porto e município.

*A entrevista na íntegra está disponível na página da Folha do Litoral News.

Em alta