Eleições 2024

Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News

Candidato foi entrevistado na tarde de segunda-feira, 2

Adriano Ramos

Na segunda-feira, 2, foi iniciada uma série de entrevistas ao vivo na página no Facebook da Folha do Litoral News com os candidatos a prefeito de Paranaguá nas eleições municipais de 2024. A entrevista foi realizada na sede do jornal, com duração de 25 minutos. Ao longo desta semana, um candidato por dia, definido por ordem alfabética, apresentará suas ideias e propostas. O primeiro entrevistado foi o candidato Adriano Ramos (Republicanos).

Entre os temas apresentados para ele durante a entrevista estão turismo, Porto de Paranaguá, saúde, educação e segurança. 

Turismo

Sua estratégia para desenvolver o turismo é voltar a atenção para o cuidado com a cidade. “Vivemos em uma cidade com belezas naturais, não precisamos construir nada, nós temos aqui essa baía maravilhosa, as nossas ilhas, essa gastronomia que é nossa, rica, nossos conjuntos arquitetônicos. Mas, vemos que a cidade não foi preparada, a gestão que passou fez a parte dela, respeitamos, mas não cuidou da cidade. A cidade precisa de zeladoria, precisamos recuperar o patrimônio histórico maravilhoso”, frisou Adriano.

Para ele, é importante a vinda dos navios de cruzeiro, mas é necessário que eles fiquem em Paranaguá. Além disso, ele quer resgatar o turista que deixou de visitar a cidade. “O turista que mora em Curitiba, em Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, que não tem vindo mais para a cidade. Nós vamos cuidar muito bem da cidade, porque cuidar da cidade é cuidar de você”, destacou Adriano.

Porto de Paranaguá

Adriano lembrou da sua atuação como vereador em Paranaguá e das suas propostas que envolvem a atividade portuária. “Como vereador eu apresentei uma mudança no Plano Diretor na zona de interesse portuário, aos empresários que estão na atividade portuária eu quero agradecer por acreditarem em Paranaguá e tempos melhores virão a partir de janeiro de 2025. Eu apresentei uma proposta para ter recuo zero e taxa de ocupação de solo de 80%, para que ficássemos tão competitivos como o Porto de Santos”, disse Adriano.

Ele pretende realizar um estudo técnico para avaliar as mudanças necessárias. “Iremos fazer no início da gestão um estudo técnico, audiências públicas têm que ser feitas e fazer as mudanças que forem necessárias para que o nosso porto possa continuar atraindo mais empresas para Paranaguá e gerando mais empregos na cidade”, acrescentou o candidato. “A atividade portuária está muito ligada ao Governo do Estado, sou parceiro do governador Ratinho Júnior”, completou Adriano.

Adriano Ramos
“A cidade precisa de zeladoria, precisamos recuperar o patrimônio histórico que é maravilhoso”, frisou Adriano Ramos

Saúde

Para Adriano, a cidade precisa de mais investimentos na área da saúde. “Temos uma UPA nova muito boa, mas o grande problema da cidade é a falta de investimentos. Guaratuba e Matinhos os investimentos na área da saúde é de 30%, em Pontal é 35% e em Paranaguá é 17%. Não se tem investimento pesado na área, precisamos entender que cuidar da saúde é cuidar de você, do nosso povo. Precisamos fazer convênio com as universidades, trazer mais médicos para Paranaguá, especialistas, e colocar tecnologia para atuar na área da saúde”, destacou Adriano.

A tecnologia deve ser aplicada na gestão dos serviços da saúde, de acordo com ele. “Na saúde, a tecnologia é fundamental. Não podemos mais admitir que alguém vá na UPA com a requisição para fazer um exame e ele, por conta própria, precisa ir até o João Paulo II para marcar o exame, depois volta para fazer o exame e depois para pegar o resultado. Por onde ele passar no sistema de saúde, tem que ter uma pessoa que vai agendar para ele, usar essa tecnologia, para o exame chegar no celular dele”, explicou o candidato.

Educação 

Adriano observou que tem buscado boas práticas que possam servir de modelo para a cidade. “Participei da SmartCity, um evento fantástico, onde vimos muita tecnologia aplicada na educação. Para isso, nossas escolas têm que ter internet gratuita, os professores não podem usar seus dados móveis do celular, tem que levar essa tecnologia para as escolas. Estamos fazendo um estudo em cima disso, a tecnologia também precisa estar nas mãos dos alunos para eles se familiarizarem”, frisou Adriano.

Ele também defende a criação de um aplicativo para comunicação com os pais. “Quando o aluno passar pela porta da escola, vai passar na porta com detector de metais, porque isso é segurança, vai passar pelo reconhecimento facial e vai acusar no celular da mãe e do pai que ele entrou na escola”, disse. “Temos também que cuidar do nosso magistério municipal, criar um espaço formador para que o professor continue se qualificando, vamos cuidar também da saúde do professor, que precisa de cuidado e atenção”, completou.

Ele afirma que deve existir o contraturno nas escolas com esportes e atividades, além da criação da Guarda Mirim Municipal e a Banda Mirim. “Vamos fazer com que o aluno esteja na escola o tempo todo, alimentado e bem cuidado por nós que somos os gestores, para que os pais possam trabalhar e ter a tranquilidade em saber que os filhos estão sendo preparados para a vida”, afirmou Adriano.

Segurança

Para a segurança pública, ele também defende a utilização da tecnologia e a contratação de mais Guardas Civis Municipais. “Colocando os nossos guardas municipais para estarem nas ruas cuidando de nós, das pessoas. Vamos ampliar o número de Guardas Municipais, o concurso irá vencer somente em fevereiro de 2026, mas no primeiro ano vamos chamar 77 para entrar na corporação”, ressaltou o candidato a prefeito de Paranaguá.

*A entrevista na íntegra está disponível na página da Folha do Litoral News no Facebook

Você também poderá gostar

Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.