Na quinta-feira, 19, aconteceu o sexto dia do encontro democrático com os candidatos à prefeitura de Paranaguá, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). Durante o evento, a candidata Roselaine Barroso, do PL, apresentou suas propostas para o município que constam no seu plano de governo aos representantes da entidade.
Desde o dia 27 de agosto, a Aciap realiza encontros com os candidatos a prefeito de Paranaguá. O primeiro a participar do encontro democrático foi o candidato Renato Emanuel, do Partido da Mulher Brasileira (PMB). No segundo encontro, no dia 3 de setembro, foi a vez do candidato a prefeito de Paranaguá, André Pioli, do Partido Social Democrático.
O candidato Galo, do Partido Socialista Brasileiro, foi o terceiro a participar no dia 10 de setembro. O candidato Magin, do Partido Democrático Trabalhista, participou no dia 12 de setembro. O candidato Adriano Ramos, do Partido Republicanos, foi o quinto a comparecer na Aciap, no dia 17 de setembro.
Ao longo desses dias, eles mencionaram a importância de fortalecer o comércio local, promover o empreendedorismo, criar espaços de mais incentivo e a necessidade de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
Candidata a prefeita
A candidata comentou sobre a importância do encontro com empresários da cidade. “É um momento especial de estar com os empresários porque o direito social não é somente a vida, é o emprego. E estar com os empresários a qual gera emprego para o nosso povo é maravilhoso. As propostas de geração de empregos, em parceria com a iniciativa público-privada, juntamente com os empresários, vão poder modificar a vida de toda a população de Paranaguá, a nossa cidade mãe do Paraná”, frisou Roselaine.
Candidato a vice-prefeito
O candidato a vice-prefeito de Paranaguá ao lado de Roselaine, Gasito (PL), falou sobre o andamento da campanha. “É um motivo de muita alegria participar na Aciap, um órgão muito importante na cidade, se junta a todo o pessoal do comércio e empresários que discutem a melhora e o futuro da cidade. Temos empresários de grandes nomes. A Roselaine, como uma candidata mulher, tem um projeto muito bom, uma ideia honesta de cumprir com o futuro funcionamento da cidade melhor possível que nós pudermos cumprir”, disse Gasito.
Ele também comentou sobre a atual situação da candidatura. “É uma luta muito grande, porque Paranaguá é uma cidade muito antiga, com política antiga e costumes antigos. Geralmente, os políticos brasileiros entram no poder e não querem mais sair, com ganância e poder, eles sentam na cadeira e não querem nada mais. A gente está enfrentando uma situação contra uma grande cúpula política em Paranaguá, onde eu, como um microempresário, juntamente com outra microempresária, advogada e engenheira, estamos lutando pela nossa candidatura”, afirmou Gasito.
Gasito finalizou mencionando o orçamento público disponível na cidade. “Estamos recorrendo em terceira instância em Brasília, no TSE, nós vamos ter a vitória e vamos fazer um evento honesto. Vamos aplicar o orçamento de R$1,2 bilhão, já pensou o que dá para fazer na cidade. Se aplicarmos esse valor corretamente, fazendo parceria com as empresas, em todos os setores, fazendo a limpeza na cidade. Nós temos hoje uma candidata que tem acesso direto ao Bolsonaro, que seria um mito na política”, concluiu o candidato a vice-prefeito.
Sobre a iniciativa
O presidente da Aciap, Eloir Martins, afirmou que o espaço dado aos candidatos oportuniza ampliar o diálogo sobre as propostas a Paranaguá.
“Nós tivemos a última entrevista, a última sabatina, e nós aprendemos bastante nesse período. Ouvimos diversas linhas de ação e, pela primeira vez, uma mulher candidata à prefeitura de Paranaguá, isso nos alegra. Que as pessoas se acostumem a pensar sobre isso. Acho que a mulher tem particularidades muito especiais, mais de 50% são mulheres, seria natural que votassem mais em mulheres, para ver essa diversidade, para avaliar outro tipo de profissionalismo”, afirmou Eloir.
Ele ressalta, ainda, fazendo um balanço do ciclo de encontros com os candidatos a prefeito em Paranaguá. “A gente encerra esse ciclo com um aprendizado muito grande, esperamos ansiosamente para o dia das eleições, para que essas pessoas que se dispuseram a vir aqui terem a coragem de se candidatar, coloquem em prática tudo o que ouviram para o bem da nossa cidade. A Aciap está com a sensação de dever cumprido. Parabéns à Folha do Litoral News, a vocês que fazem essas entrevistas, que colhem realmente o que os candidatos estão pensando”, finalizou Eloir.