De Olho nas Eleições

Bolsonaro e Lula vão para o 2.º turno das eleições presidenciais

Segundo turno ocorrerá em 30 de outubro de 2022

48v0k tc

O presidente Jair Bolsonaro dá posse ao novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em cerimônia no Palácio do Planalto.

No domingo, 2, aconteceu em todo Brasil o primeiro turno das Eleições 2022. Com 96,93% das seções totalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro irão disputar o segundo turno para a presidência da República.

A apuração das urnas neste primeiro turno mostrou que 119.990.958 brasileiros votaram. Desses, 54.887.668 escolheram o candidato do PT, Lula, e 50.117.086 eleitores votaram em Jair Bolsonaro, do PL. Lula reuniu 47,85% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,70%.

Simone Tebet (MDB) apareceu em terceiro, com 4,22%. Ciro Gomes (PDT) está em quarto, com 3,06% dos votos válidos.

O ex-presidente Lula votou na manhã do domingo em São Bernardo do Campo (SP). Lula votou acompanhado da esposa, Rosângela da Silva, conhecida como Janja; do candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB); da presidente do PT, Gleisi Hoffmann; do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad; e de Márcio França (PSB), candidato ao Senado.

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) votou na manhã do domingo em uma escola da Vila Militar, na zona norte do Rio de Janeiro. Após a votação, Bolsonaro disse que “eleições limpas têm que ser respeitadas”. Bolsonaro estava acompanhado de seguranças.

2.º Turno

O segundo turno das Eleições 2022 ocorrerá no dia 30 de outubro para a escolha do presidente do Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Luiz Inácio Lula da Silva governou o País durante dois mandatos, entre 1.º de janeiro de 2003 e 1.º de janeiro de 2011. Foi também líder sindical e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989, e perdeu a disputa, no segundo turno, para o candidato Fernando Collor de Mello. Dois anos depois, Lula liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no “impeachment” do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e em 1998 voltou a se candidatar para presidente da República, mas foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, Lula concorreu pela quarta vez ao cargo de presidente da República. Com quase 53 milhões de votos, foi eleito presidente, derrotando José Serra e se tornando o primeiro presidente vindo da classe trabalhadora.

Lula concorreu novamente, em 2006, para reeleição de presidente, derrotando Geraldo Alckmin do PSDB.

Jair Messias Bolsonaro (PL)

Jair Bolsonaro foi eleito em outubro de 2018 presidente da República com 55,13% do eleitorado brasileiro, pela Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB). Sua carreira política começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade. Em 1990, dois anos depois de eleito, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Em 2014, foi o mais votado no Rio de Janeiro na disputa pela Câmara Federal, com 464.565 votos – conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seus mandatos parlamentares, destacou-se especialmente pela defesa dos direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas.

Em sua carreira política, defendeu a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. É o idealizador de uma proposta para tornar obrigatório o voto impresso no Brasil, medida que ele acredita que contribuirá para a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem.

Bolsonaro e Lula vão para o 2.º turno das eleições presidenciais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Bolsonaro e Lula vão para o 2.º turno das eleições presidenciais

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.