A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou uma nova data para a realização do vestibular 2020/2021: 18 de julho de 2021. O processo seletivo é um dos mais aguardados por vestibulandos de todo o Paraná. Além disso, a universidade deverá definir no dia 30 de abril, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), qual será o formato da prova. A UFPR também regulamentou como serão as atividades de ensino na pandemia e aprovou o calendário acadêmico de 2020.
“A Universidade Federal do Paraná informa que a nova data do processo seletivo 2020/2021 será 18 de julho. A instituição ainda vai definir em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), marcada para o dia 30 de abril, o formato da prova. O vestibular pode ser realizado em duas fases – conforme previsto inicialmente – ou com uma prova única”, detalha a assessoria da universidade.
Segundo a UFPR, o anúncio foi feito pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante a reunião do Conselho Universitário (Coun) na quinta-feira, 15. “O reitor ressaltou que a realização da prova em 18 de julho está condicionada às condições epidemiológicas da Covid-19. O processo de seleção para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) é vinculado ao Processo Seletivo Vestibular e segue as mesmas definições”, destaca.
Calendário acadêmico e atividades de ensino na pandemia
No dia 7 de abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR aprovou, por unanimidade, o calendário do ano letivo de 2020, bem como aprovou, por maioria, resolução que regulamenta as atividades de ensino no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19. “A minuta da resolução levada ao Cepe foi resultado de consultas e diálogos com a comunidade universitária, envolvendo professores, estudantes e técnicos-administrativos. O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que a decisão pelo novo ciclo de atividades remotas busca atender a diversidade e heterogeneidade das mais diferentes áreas da instituição e a todos os estudantes, em particular aqueles com vulnerabilidade sócio-econômica”, informa a assessoria.
“A UFPR não parou em todo o período de pandemia. Fizemos ciclos de Ensino Remoto Emergencial (ERE), desde o ano passado, que atenderam mais de 90% dos nossos estudantes de graduação. Nesse novo ciclo que deliberamos, damos um passo adiante fazendo a retomada do calendário”, explica o reitor da UFPR.
De acordo com a resolução 22/2021, há a possibilidade de que as atividades de ensino dos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR poderão ocorrer de forma remota ou híbrida, de acordo com os níveis de restrição impostos pela pandemia. “A liberação ao ensino híbrido ficará condicionada aos comitês de biossegurança”, complementa.
Foto: Arquivo/UFPR
Com informações da UFPR