Educação

Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

No Litoral, ações ocorrerão em cinco municípios

t9trfbpj

Os municípios de Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, no Litoral, e as cidades de Cerro Azul, Doutor Ulisses e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aderiram à Operação Rondon Paraná 2023 do Governo do Estado. Idealizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa consiste numa série de ações de extensão universitária voltadas ao bem-estar dos cidadãos. A operação está prevista para o período de 11 a 21 de outubro.

As atividades serão desenvolvidas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento irão beneficiar, de forma voluntária e colaborativa, as comunidades com projetos de cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Semelhante ao Projeto Rondon do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. A ação governamental acontecerá principalmente, em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa destaca a importância dessa ação de governo para a população. “O intuito é aplicar soluções inovadoras e sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais”, disse. “Serão ações transformadoras de cidadania, cultura e solidariedade para formar multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, e contribuir com desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas”.

Confira as instituições estaduais designadas para cada município:

Antonina – Unioeste e UENP

Cerro Azul – Unioeste e Unespar

Doutor Ulisses – UEL e Unioeste

Guaratuba – UEPG e UEL

Morretes – Unicentro e Unespar

Paranaguá – UEM e Unioeste

Pontal do Paraná – UEM e Unicentro

Rio Branco do Sul – UEPG e UENP

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.