conecte-se conosco

Educação

Unespar solicita que estudantes insiram o comprovante de vacinação contra Covid-19 no site da instituição

Documento é exigido para o retorno às aulas presenciais

Publicado

em

Foto: Divulgação Unespar

A Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, solicita que alunos, professores e agentes universitários insiram o comprovante de vacinação contra a Covid-19 pelo site da instituição. O documento é necessário para complementação do ano de 2021 com retorno previsto para 2 de fevereiro.

“Os serviços retornam presencial dia 2 de fevereiro, até lá todos os servidores e professores que terminam as férias devem inserir. Alunos devem inserir o documento  até o retorno presencial, ou seja, 21 de março, pois nosso retorno de alunos em fevereiro permanece on-line. Para os alunos dos primeiros anos que vão concluir o ano letivo de 2021 em fevereiro, as aulas ainda continuarão on-line”, informou a Unespar Paranaguá. Os coordenadores de curso acompanharão quem inseriu o comprovante.

Por isso, o campus reforça que é importante que todos encaminhem o comprovante de vacinação pelo site. Os estudantes devem  acessar o Siges (Sistema de Gestão do Ensino Superior) (http://www.aluno.siges.pr.gov.br/), clicar em solicitação de serviço, abrir nova solicitação, escolher serviço nominado como comprovante de vacinação contra a Covid-19 (Estudantes – Nome do Curso), anexar o documento em PDF e, por último, concluir a solicitação clicando na opção incluir.

Foto: Ilustrativa

Agentes universitários e demais funcionários sem cadastro de acesso ao sistema, devem acessar http://www.unespar.edu.br/aunespar/protocolo, na opção “Comunidade Externa”, clicar no nome do campus, na opção abrir nova solicitação, preencher dados solicitados, escolher diretamente o serviço nominado como comprovante de vacinação contra a Covid-19 (Docentes, Agentes e demais func.), anexar o documento em PDF e, por último, concluir a solicitação clicando na opção inserir.

Medidas de segurança

Para o retorno presencial dos estudantes e toda a comunidade acadêmica, a Unespar, no mês de dezembro de 2021, por meio do Conselho Universitário (COU), aprovou o Protocolo de Biossegurança para o retorno das atividades acadêmicas presenciais em 2022, durante a pandemia de Covid-19.

No documento ficou estabelecido que os estudantes deverão manter distanciamento de um metro dentro das salas de aula e laboratórios, usar máscaras e álcool em gel. Dentre as orientações prestadas à comunidade acadêmica, está o cadastramento no Siges do comprovante de vacinação com o ciclo de imunização completo, ou a justificativa médica para não ter sido vacinado.

Para a pró-Reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, a medida visa proteger a todos. “Procuramos compreender cada situação particular, para que nossos estudantes, docentes e agentes universitários possam se sentir seguros no ambiente universitário”, disse Marlene.

A Unespar ressalta que o retorno das atividades presenciais não significa o relaxamento das medidas de prevenção contra a Covid-19. “As salas de aula e laboratórios serão higienizados com álcool 70%, após cada aula, assim como os instrumentos, bancada e aparelhos utilizados. É necessário, ainda, estar atento/a aos sintomas, pois enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) há risco de adoecimento e novos surtos”, frisou a Unespar.

Para mais informações sobre o protocolo adotado pela universidade, o documento está disponível on-line em www.unespar.edu.br, assim como o documento de Perguntas e Respostas Frequentes Sobre o Retorno de Atividades Acadêmicas Presenciais (FAQ) para esclarecer as dúvidas dos estudantes.

Com informações da Unespar