Educação

Unespar Paranaguá tem três vagas para Mestrado em Educação Inclusiva

Inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de setembro

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), está com processo seletivo aberto até o dia 2 de setembro e oferece 21 vagas na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para o campus Paranaguá foram reservadas três vagas para profissionais da educação que possuem diploma em licenciatura ou com graduação em bacharelado nas áreas que compõem o currículo da educação básica com complementação pedagógica.

A taxa de inscrição é de R$ 110,00 e os candidatos que querem concorrer às vagas devem acessar o site https://seletivoprofei.uemanet.net. Mais informações sobre o programa de mestrado estão disponíveis no site https://www.profei.uem.br/, assim como o edital de abertura do processo seletivo.

Das vagas oferecidas à Unespar, 16 são para ampla concorrência e cinco para políticas de ações afirmativas e, conforme as orientações do programa, as vagas estão distribuídas nos campi da Unespar da seguinte forma: Campus de Apucarana (3 vagas), Campo Mourão (1 vagas), Curitiba II/FAP (3 vagas), Paranaguá (3 vagas), Paranavaí (3 vagas) e União da Vitória (3 vagas).

De acordo com informações divulgadas pela Unespar, os interessados devem optar por uma das linhas de pesquisa disponíveis no edital, já no ato da inscrição, e deve estar ciente que não será permitida, em hipótese alguma, a troca da linha de pesquisa pretendida, após a efetivação da inscrição. Para completar o processo de inscrição, o candidato deve encaminhar os documentos exigidos no edital e o projeto de pesquisa.

O processo de seleção contará com a análise de documentos, análise do Projeto de Pesquisa e entrevista, todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado com a classificação final dos candidatos aprovados será divulgado no dia 14 de outubro, no site da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sobre o Profei

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

O objetivo é oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País. 

O Profei é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. A duração máxima do Curso de Mestrado em Educação é de 24 meses.

O programa de Mestrado é interinstitucional e conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

O que é o mestrado

O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. Porém, nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão. Só depende do conteúdo e do enfoque do curso. 

Com informações da Unespar e Profei

Você também poderá gostar

Unespar Paranaguá tem três vagas para Mestrado em Educação Inclusiva

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Unespar Paranaguá tem três vagas para Mestrado em Educação InclusivaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.