conecte-se conosco

Educação

Unespar aprova curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo em Paranaguá

Curso foi aprovado em todas as instâncias internas da Unespar

Publicado

em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Paranaguá aprovou a criação de um novo curso na instituição. Trata-se do curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo, que está alinhado à preocupação do desenvolvimento sustentável e visa a fomentar o setor na cidade no cenário pós-pandemia.

O professor Dr. Moacir Dalla Palma, diretor do campus de Paranaguá, contou como surgiu a proposta da implantação do novo curso. “A ideia de criação do curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo surgiu de uma necessidade de capacitação de profissionais da área no Litoral paranaense. Vale destacar que a ideia foi do Professor Sebastião, que capitaneou a equipe de elaboração do Projeto, juntamente com a Professora Luciane Sheuer. Destacamos também o fato de que não temos curso da área em Instituições Públicas no litoral” disse.

Professor Dr. Moacir Dalla Palma é o diretor do campus de Paranaguá

O Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo estipula a oferta de 40 vagas anuais em turno matutino. Ao todo, são 2.040 horas distribuídas em três anos. O diretor do campus Paranaguá destacou a importância do curso para o litoral do Paraná. “O curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo é fundamental para o Litoral, pois é uma região turística, sendo a segunda região mais visitada do Paraná. A formação de profissionais de turismo irá qualificar o trabalho e melhorará significativamente o atendimento aos turistas”, relatou.

O professor Dr. Sebastião Cavalcanti Neto, da Comissão de Estudos para Novos Cursos da Unespar, participou do processo de criação do curso de Engenharia de Produção, que está em funcionamento na instituição, do curso de Enfermagem e agora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, que precisam da autorização do governo estadual para iniciar em Paranaguá. 

De acordo com o professor Sebastião, o processo para a criação de novos cursos é lento, mas há a expectativa para a autorização destes dois cursos. “O processo de implantação de um novo curso não é muito fácil no ensino superior público. Existe todo um trabalho interno para sua aprovação que se inicia com uma comissão de especialistas que buscam analisar a demanda de interessados pela área proposta. Após a identificação da demanda passamos para elaboração da proposta que internamente precisa ser aprovada nas instâncias básicas, intermediária e superior. Após a aprovação na Universidade, tem início a busca pela autorização de funcionamento por parte do governo do Estado”, explicou.

Neste mês ocorreu a reunião do Conselho Universitário da Unespar, realizada no campus Paranaguá, quando foi deliberado sobre o projeto do curso Tecnólogo de Gestão de Turismo (Foto: Divulgação / Unespar)

Próximas etapas

De acordo com o professor Dr. Moacir Dalla Palma, diretor do campus de Paranaguá, o curso de Tecnólogo em Gestão de Turismo foi aprovado em todas as instâncias internas da Unespar, agora o processo será encaminhado para a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que dará os andamentos nas instâncias governamentais. “Nossa expectativa é de que a importância do curso para o Litoral, sensibilize os envolvidos e de que o curso seja autorizado pelo Governo. No entanto, temos consciência de que, tanto o curso de Turismo quanto o de Enfermagem, vão demandar questões orçamentárias e financeiras. Principalmente o curso de Enfermagem é de alto custo, que necessita de grandes investimentos. Por isso, embora tenhamos expectativa de autorização, isso só irá acontecer se houver orçamento”, pontuou o diretor do campus.

Professor Dr. Sebastião Cavalcanti Neto faz parte da Comissão de Estudos para Novos Cursos da Unespar

O professor Dr. Sebastião Cavalcanti Neto, divulgou que propostas para implantação de outros cursos já foram discutidas internamente. “Já contamos com o trabalho iniciando em diversos outros cursos, já aprovados pelo campus de Paranaguá, mas aguardando para tramitar nas instâncias superiores da universidade. Professores das mais diversas áreas já elaboraram proposta para implantação dos cursos: Psicologia, Biomedicina, Engenharia de Software, Engenharia Naval, Química e Educação Especial Inclusiva. Não teremos todos os cursos aprovados e iniciando ao mesmo tempo. É um processo lento e, estamos na expectativa da autorização de funcionamento dos cursos de Enfermagem e Turismo para dar andamento nas demais propostas”, disse.

Concurso Público e PSS

O diretor do campus de Paranaguá, o professor Dr. Moacir Dalla Palma, anunciou algumas novidades para a instituição e pede paciência da população do litoral, pois as demandas, aos poucos, vão sendo resolvidas. “Gostaria de dizer, ao final, que estamos trabalhando não só na busca de novos cursos, estamos fortalecendo os cursos que existem em nosso campus. Em breve teremos abertura de Concurso Público para Professores e para Agentes Universitários, que foi autorizado pelo Governo do Estado. Já estamos com Teste Seletivo aberto para contratação de Agentes Universitários em regime de PSS. O que irá melhorar significativamente os serviços prestados pelo campus de Paranaguá e pela Unespar inteira. Por isso, peço que a população do Litoral tenha paciência, aos poucos vamos resolvendo todas as questões que precisam ser resolvidas. As coisas acontecerão, com isso, no seu tempo devido”, finalizou.