Na segunda-feira, 26, a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral), com campus localizado em Matinhos, realizou a recepção oficial a calouras e calouros que iniciaram seus estudos na universidade em 2024. A programação foi iniciada no Auditório Juliano Fumaneri Weiss com a presença dos novos acadêmicos que foram recepcionados por integrantes da comunidade acadêmica, veteranos, professores e técnicos administrativos.
“Estiveram reunidos no Auditório Juliano Fumaneri Weiss, da UFPR Litoral, as e os estudantes ingressantes nas graduações de Agroecologia, Artes, Ciências Ambientais e Saúde Coletiva. Para prestigiar esses estudantes, também estiveram presentes integrantes da comunidade acadêmica como as/os estudantes de anos anteriores, técnico-administrativas/os e professores”, informa a assessoria da UFPR Litoral.
Segundo a universidade, a recepção foi conduzida pelas técnico-administrativas Edilene Dahmer e Rosangela Gandin, que pertencem à comissão organizadora da Semana de Recepção. Na oportunidade, foram realizados momentos de interação com os alunos. “As professoras Andreia Knabem e Vanessa Marion deram as boas-vindas e na sequência ocorreu a conferência de abertura com os professores Antônio Schuartz, Gilson Dahmer e Valdo Cavallet que abordaram sobre a concepção e história da UFPR Litoral e as suas vivências na educação superior, desde o ingresso na instituição”, detalha a assessoria.
Segundo a UFPR, calouras do curso de Ciências Ambientais destacaram a expectativa para ingressar na UFPR Litoral. Segundo Iasmin Medeiros, de Curitiba, a área ambiental sempre a atraiu e seu foco é atuação junto aos povos tradicionais brasileiros e na defesa do meio ambiente diante da degradação causada pelos excessos da humanidade. “Se a gente não cuidar, o meio ambiente vai se esgotar”, detalha.
A estudante Mel Santos, de Pontal do Paraná, reforçou a honra em ingressar na universidade pública. “Estudar na UFPR é um sonho”, destaca. “Trabalhar com questões que envolvem o meio ambiente é futurista”, finaliza.
UFPR sem violência
A UFPR Litoral divulgou durante a semana a campanha “UFPR sem violência” com foco na recepção aos calouros e enfrentamento aos trotes violentos. Denúncias podem ser feitas por acadêmicos e comunidade ao e-mail [email protected] e ao telefone (41) 9 8402-1131, bem como na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na rua Ubaldino do Amaral, 321, Curitiba. “A UFPR não tolera nenhum tipo de violência, seja física, verbal ou simbólica. A calourada é para curtir e se informar”, finaliza.
Com informações da UFPR Litoral (Luiz Fernando da Costa Júnior/Secom)