Evento prevê a elaboração de um relatório propositivo
Nesta semana, a direção setorial da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral) divulgou a realização do seminário denominado “15 anos de Setor Litoral da UFPR: conquistas, desafios e possibilidades da educação emancipatória”. O objetivo será discutir os 15 anos de história da universidade, que ampliou o setor universitário público na região, com inserção da UFPR na comunidade, bem como atuação de servidores para desenvolvimento dos cursos ofertados pelo campus localizado em Matinhos.
“Visando a promover o debate com a comunidade acadêmica sobre o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral, e a reunião dos estudos, dados e propostas já apresentados sobre o “nó crítico” identificado no Plano Estratégico Setorial – PES (2016-2020); o seminário prevê a elaboração de um relatório propositivo a ser encaminhado ao Conselho Setorial, com as propostas resultantes do Seminário, na perspectiva de superação desse nó crítico”, afirma a assessoria da universidade.
Segundo a UFPR Litoral, seguindo princípios de educação emancipatória de Paulo Freire em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral, ” seminário está organizado a partir da metodologia dos Círculos de Cultura, nos quais os participantes, de forma horizontal e coletiva, buscam respostas para os problemas da realidade (temas geradores) na ação-reflexão-ação, a partir da explicitação e enfrentamento dos conflitos e das contradições da práxis social”, complementa.
O evento será on-line, devido às restrições impostos pela pandemia da Covid-19, e acontecerá entre os dias 12 a 16 de abril, com carga horária de 12 horas. No dia 12 de abril será feita a abertura do seminário (duas horas), nos dias 13,14 e 15 de abril serão abordados os grupos temáticos (total de seis horas) e, por fim, no dia 16 haverá uma plenária de quatro horas. Para participar basta acessar o link https://forms.gle/fAxrDEJgaffrtu996 e preencher o formulário. O período de inscrições é de 5 a 9 de abril. Informações sobre o evento também constam no link https://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/15-anos-de-setor-litoral-da-ufpr/?fbclid=IwAR0N09WtRC7m3Fmyn4KPnppTS6POJ_l0dqXdzfrdsZdPl2cqsYbgZBH9Duw .
Com 15 anos de história, a UFPR Litoral promove educação superior no litoral visando desenvolvimento humano e local. “Instalada em Caiobá, no município de Matinhos, suas ações chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, os Governos Federal e Estadual, com o apoio das prefeituras locais”, detalha a assessoria.
Há cursos de graduação e pós-graduação disponíveis a alunos com foco na contribuição para crescimento social e regional do litoral. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas de forma integrada, uma vez que o acesso ao conhecimento científico é proporcionado de forma vinculada às necessidades da comunidade local. As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas se constituem como políticas públicas para a formação integral do discente, visando ampliar o acesso e permanência no ensino superior para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento local”, finaliza a UFPR Litoral.
Com informações da UFPR Litoral
Leia também: Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira