Educação

UFPR Litoral completou 17 anos de história

Universidade reforçou compromisso com educação pública de qualidade

r666gbgq

Na segunda-feira, 1.º de agosto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral (UFPR Litoral), completou 17 anos de história. Com campus localizado em Matinhos, a universidade pública oferece ensino superior a alunos dos sete municípios da região e de todo o Paraná. A UFPR Litoral atualmente também está na expectativa para a realização do vestibular 2023, que contará com provas aplicadas em Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, apoiando também um curso pré-vestibular solidário que está sendo ministrado a mais de 100 inscritos. 

“Não há como falar da UFPR Litoral sem pensar na educação emancipatória fundamentada em Paulo Freire. Isso porque não só nosso Projeto Político Pedagógico é a materialização dessa educação, mas, porque, assim como tão bem descreveu Freire no poema ‘Escola é …’, a UFPR Litoral é resultado de inúmeras e múltiplas pessoas que, desde 2005 estão aqui, passaram por aqui, e aquelas que ainda virão”, afirma a UFPR Litoral.

Segundo a assessoria, a universidade é todos e todas que diariamente trabalham no local, entre eles servidores técnicos e técnicas administrativos, docentes, trabalhadoras e trabalhadoras terceirizadas, estudantes, bem como “colaboradores de todos os lugares que encontram aqui um espaço de esperançar”, completa. “Neste lugar estamos todos os dias trabalhando pela educação pública de qualidade, socialmente referenciada, aberta ao povo. Inventamos e nos reinventamos desde que nascemos, não como prédio, mas como uma ideia coletiva”, reforça a assessoria.

“Aqui, não temos medo de sermos felizes, da liberdade. Prezamos as diferentes vozes que, por meio do diálogo construíram e continuarão construindo a UFPR Litoral. Por isso, dizemos juntos e juntas: Feliz Aniversário UFPR Litoral”, finaliza a UFPR Litoral.

Vestibular 2023

O Vestibular 2023 da UFPR está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto, algo que pode ser feito no site do Núcleo de Concursos (NC) no link: https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=PS2023 . Ao todo, 5.824 vagas são oferecidas em 124 cursos, algo que inclui a UFPR Litoral em Matinhos, assim como o campus de Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM). A inscrição custa R$ 195,00. Pode ser requerida isenção da taxa junto ao NC. 

A primeira fase contará com provas aplicadas em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná, sendo realizada em 23 de outubro. A segunda fase deverá ocorrer em 4 de dezembro. Cursos com habilidade específica terão este tipo de prova aplicada em 5 de dezembro. O edital completo está disponível no link: https://servicos.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=4427  . 

Cursinho pré-vestibular

pb97hnz3
Cursinho pré-vestibular solidário está sendo ministrado em conjunto pelas pastas de Educação de Matinhos e Pontal do Paraná, UFPR Litoral, CEM e Integra (Foto: UFPR/Divulgação)

A UFPR Litoral destacou a realização em andamento das aulas do chamado “ECurso”, um cursinho pré-vestibular solidário organizado em conjunto pelas secretarias municipais de Educação de Matinhos e Pontal do Paraná, junto à UFPR Litoral, CPP-CEM e Integra. “As aulas acontecem de segunda a quinta-feira às 19h no colégio Wallace e contam com a colaboração de professores da rede pública de ensino dos dois municípios, servidores técnicos e docentes de dois setores da UFPR e estudantes de licenciatura dos dois campi. Após alguns meses de organização, conseguiu-se um grande número de inscritos nos dois municípios, o que nos anima a continuar realizando este tipo de atividade com a comunidade. Em Matinhos, os inscritos ultrapassaram o número de 100, amplamente”, destaca.

“A agenda de aulas oferecidas para o município de Matinhos é seguinte: Química e Matemática nas segundas-feiras; Física nas terças; Português nas quartas e Redação e Literatura nas quintas. A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal Wallace Tadeu de Mello e Silva, na segunda-feira, 1.º”, detalha a assessoria.

De acordo com a UFPR Litoral, o curso e os plantões da UFPR Litoral visam ajudar a população para inscrições no vestibular com isenção de taxa. “São ações que visam o diálogo intenso entre as instituições de ensino no município, especificamente, e no Litoral todo, procurando chegar a todos os municípios que o integram”, finaliza a assessoria.

Com informações da UFPR Litoral

Você também poderá gostar

UFPR Litoral completou 17 anos de história

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


UFPR Litoral completou 17 anos de história

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.